fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:36 Notícias

Após 58 anos do golpe, Forças Armadas ainda atuam como “Partido Militar” no Brasil, diz dossiê

O protagonismo político das Forças Armadas é determinante para compreender o retrocesso nos direitos sociais e o avanço do neofascismo no Brasil. Essa é uma das conclusões do dossiê A questão militar no Brasil: o retorno do protagonismo dos militares na política, elaborado pelo Instituto Tricontinental, organização internacional que reúne movimentos populares e políticos da Ásia, da Africa e da América Latina.

O conteúdo foi elaborado por dois pesquisadores do Observatório da Defesa e Soberania Nacional: Ana Penido, doutora em Relações Internacionais; e Rodrigo Lentz, doutor em Ciência Política. Além da pesquisa, o material conta com ilustrações inéditas. Clique aqui para fazer download da íntegra do estudo, divulgado no início de março.

Os autores apontam que o material tem um caráter introdutório sobre o tema, já que também é direcionado a acadêmicos e especialistas estrangeiros. Penido e Lentz, no entanto, foram muito além dos elementos superficiais sobre o tema. Em 40 páginas, dissecam a história, o pensamento e a participação política dos militares brasileiros.

O dossiê aponta que os militares estão novamente sob os holofotes políticos nacionais, o que não ocorria com tanto destaque desde o fim da ditadura militar (1964-1985). Para explicar a atuação política das Forças Armadas, os autores abordam o conceito de Partido Militar.

Entre as reflexões trazidas pelos pesquisadores, estão elementos fundamentais para entender o papel dos militares no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo eles, os fardados não são uma “ala” ou “setor” do governo, mas sim os “controladores” da máquina estatal sob comando do ex-capitão do Exército.

Penido e Lentz resgatam ainda o Gabinete de Intervenção Federal do Rio de Janeiro, em 2018, e sustentam que as milícias cariocas – que assassinaram a ex-vereadora Marielle Franco (Psol) e o motorista Anderson Gomes – são também um sub-produto da atuação política dos militares.

Em entrevista ao Brasil de Fato, os dois falam sobre a importância do dossiê, explicam o conteúdo e ainda fazem comentários sobre o significado da provável escolha do general Walter Braga Netto como candidato a vice na chapa de Bolsonaro para as eleições presidenciais de outubro de 2022.

Leia aqui a entrevista completa

Foto: Fernando Souza/AFP

Fonte: RBA

Close