fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:08 Agenda Sindical, Destaque

Bancários da base da Fetec paralisaram as atividades nesta terça-feira

Os bancários e bancárias da base da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) fecharam nesta terça-feira (23) diversas agências como forma de protesto com o descaso da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na campanha salarial deste ano. Os locais reabriram somente após o meio-dia.

Foram dezenas de agências fechadas em Curitiba, Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama. Nestes locais em que houve atividade, os dirigentes explicavam para a população o motivo da paralisação e os orientavam sobre a reabertura das agências.

O presidente da Fetec, Deonísio Schmidt, explica que o fechamento das agências se deve à maneira que a Fenaban tem se comportado na mesa de negociação. “Essa ação da categoria é uma resposta à intransigência, ganância e descaso dos banqueiros contra os bancários e bancárias. Vamos construir uma resposta de forma conjunta e ganhar este jogo. Porém, se essa indiferença ainda persistir, estaremos prontos para a luta”, garante.

Tuitaço

Também como uma forma de protestar contra a Fenaban, os sindicatos, federações e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realizaram um tuitaço. A hashtag “Que vergonha Fenaban” chegou a ficar entre os 10 trendtopics (assuntos mais falados) do Twitter.

Resumo da campanha

O Comando Nacional entregou a minuta de reivindicações no mês de junho. Após 13 rodadas, os bancos ainda não apresentaram proposta de índice para correção dos salários e da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Também não houve retorno em relação às reivindicações a respeito da ajuda de custos com o teletrabalho e do combate ao assédio sexual no setor. Na mesa desta segunda-feira (22), os bancos propuseram correção aos vales alimentação e refeição de apenas 81% da inflação, o que foi rejeitado pela categoria.

Veja as fotos da mobilização

Curitiba

Arapoti

Campo Mourão

Cornélio Procópio

Guarapuava

Londrina

Paranavaí

Toledo

Umuarama

Texto: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Fetec

Close