fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:56 Recentes, Regional PACTU

Conselho Político dos Sindicatos do Pactu se reuniu em Umuarama

Nesta segunda, 29/05, os sindicatos do Pactu (Paranavaí, Campo Mourão, Toledo, Umuarama e Guarapuava) se reuniram na sede do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, em Umuarama, para mais uma reunião de seu Conselho Político e de Imprensa.

Os sindicatos foram representados por seus respectivos presidentes e discutiram a agenda de eventos sindicais previstos para realização neste ano de 2023. O primeiro deles será a Conferência Estadual dos Bancários e Bancárias do Paraná, que deve acontecer na primeira quinzena de julho. Nivalda Sguissardi, secretária geral do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e Região e coordenadora dos sindicatos do Pactu, esclareceu que o local e a data ainda não estão definidos. Segundo Nivalda, caso nenhum sindicato do Pactu reúna condições para sediar a Conferência, ela deverá acontecer em Curitiba.

A Conferência Estadual elege delegados e delegadas e elabora propostas para a Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada em São Paulo, nos dias 04, 05 e 06/08. Apesar de não haver negociações neste ano de 2023, as conferências são realizadas normalmente, porém não com o objetivo de elaborar pautas de reivindicações, mas de se debater e aprofundar demandas da categoria bancária, como saúde e emprego.

Outro tema da reunião do colegiado do Pactu foi o Congresso Estadual da CUT-PR (Central Única dos Trabalhadores do Paraná, que será realizado em Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná, em 28, 29 e 30/07. Cada sindicato do Pactu poderá eleger um único delegado ou delegada para o congresso. Foram levantados os nomes do sindicalistas indicados para representar os sindicatos, além de se fazer uma projeção para possíveis indicados para representarem o Pactu no Congresso Nacional da CUT, em São Paulo, de 19 a 23/10.

Encerrados os debates, Nivalda afirmou que “a participação de representantes dos sindicatos, nestes e em outros eventos sindicais, é fundamental para o fortalecimento das entidades e, por consequência, das lutas da categoria. Não conquistamos nada sozinhos. E, se não fossem representações de qualidade, como a Contraf-CUT e a CUT, certamente teríamos muito menos do que temos hoje”, completou a dirigente.

Nivalda também enfatizou que os sindicatos do Pactu contam com várias vagas para a participação na Conferência Estadual, em julho, e que os interessados devem procurar seu respectivo sindicato.

Foto: Edilson José Gabriel

Fonte: Pactu

Close