fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:05 Agenda Sindical, Caixa, Destaque

Fetec e sindicatos participam do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR) e seus sindicatos filiados (Curitiba, Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Toledo e Umuarama) participaram nesta terça-feira (17) do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. Além do ato nas ruas, foi realizado também um tuitaço com a hashtag #QueremosSaúdeCaixa. A ação foi organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores (Contraf-CUT).

O ato aconteceu por conta da intransigência da Caixa em manter o teto de custos que acaba por limitar os gastos com a saúde em até 6,5% da folha de pagamento, impedindo o modelo de custeio estabelecido por meio de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que prevê que a Caixa banque 70% do valor, enquanto os trabalhadores e trabalhadoras do banco paguem 30%.

O vice-presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF/PR), José Megume Tanaka, afirma que somente a luta dos bancários e bancárias da Caixa irá fazer com que o teto do Saúde Caixa seja derrubado. “Estamos aqui hoje nas ruas e nas redes sociais para defender o nosso direito, a nossa conquista. É importante que os trabalhadores da Caixa se engajem nesta luta, pois somente com união iremos conseguir fazer com que não sejamos prejudicados com esta medida”.

O presidente da Fetec-CUT/PR, Deonísio Schmidt, diz que é preciso com que a direção do banco assuma o compromisso com os trabalhadores de rediscutir o teto de 6,5% da folha, o que hoje, não permite a equivalência de 70/30. É determinante a participação dos bancários nesta luta. “É necessário que direção da Caixa tenha o compromisso com as bancárias e bancários e garanta o 70/30. É preciso derrubar este teto. A Fetec e seus sindicatos continuarão mobilizando os funcionários e funcionárias da Caixa”, encerra.

Texto e foto: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Fetec

Close