fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:43 Cidadania, Destaque

Movimentos Feministas preparam o 8M em Curitiba

Com o mote “Por uma cidade que nos mantenha vivas e um território que nos pertença!” os movimentos feministas preparam os últimos detalhes do #8M, tradicional ato realizado na próxima sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Estão previstas intervenções culturais, discursos em defesa da pauta deste ano e uma marcha.

“Há, como sempre, um grande envolvimento por meio de uma construção coletiva para uma grande manifestação. Vamos reiterar nossa luta pela defesa das Pautas Feministas  e para que as cidades sejam seguras para as mulheres. Não é possível que todas nós tenhamos medo em situações cotidianas que deveriam ser normais e tranquilas. Precisamos de políticas públicas que tragam essa segurança e garantam a igualdade de gênero em todos os setores”, destaca a Secretária da Mulher da CUT Paraná, Eunice Miyamoto.

Na programação está prevista a concentração às 15h na Praça Santos Andrade, mas a partir das 17h começam as intervenções culturais. O ato deverá ocorrer às 18h30. Na sequência, às 19h, começará a marcha que sairá da Rua João Negrão com encerramento na Boca Maldita, no Centro de Curitiba.

Livro

Para celebrar a data um grupo de autoras e autores lançarão o livro coletivo “Mulheres são tudo isso e muito mais”. A solenidade acontecerá às 19h do dia 9 de março no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região. A obra conta com  prefácio da Deputada Federal Maria do Rosário e apresentação da trabalhadora bancária e ex-dirigente sindical da CUT Paraná, Marisa Stedile. A organização é de Cleusa Slavieiro.

“O livro reúne temas variados, mas todos relacionados às mulheres. Temos depoimentos de vida, de superação e quebra de ciclos de violência e pobreza. Temos o depoimento da mulher que assume seus cabelos negros, da mulher que descobriu a importância de sua ancestralidade, da mulher cujo marido não respeita seus desejos mais singelos como ter um jardim florido. Vão deste o registro de que fizeram história, mas todos recheados e escritos com o cuidado e o amor que temos cultivado em nossas relações”, relata Marisa Stédile.

Mais atividades

No interior outras atividades também estão organizadas. A Fetec-CUT-PR e seus sindicatos filiados também preparam programações especiais. Em Curitiba, no dia 07 de março, às 19h, a entidade promove uma roda de conversa sobre a saúde mental feminina. As palestrantes serão a Secretária de Saúde da Fetec-CUT-PR, Vanderleia de Paula, que é formada em Psicologia Clínica pela Universidade Tuiuti do Paraná e Pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Ela dividirá a mesa com a médica psiquiatra Dra. Sabrina Piacentini Niece.

Outra atividade acontecerá no dia 14 de março. O tema central será tema “Mulheres e a Diversidade de Gênero”.  A bancária e mulher trans Éricka Gabrielly e a médica Mirtes Fontes, psicóloga especialista em Saúde Mental, serão as palestrantes em outro debate promovido pela Fetec-CUT-PR.

Fonte: CUT PR

Close