fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:08 Sem categoria

A vida é o maior patrimônio

Comando Nacional retoma negociação sobre saúde com Fenaban nesta quarta-feira, 01 de setembro

A segurança é dos temas prioritários da Campanha Nacional dos Bancários 2010. E não podia ser diferente, diante da onda de violência e criminalidade que provocou a morte de 11 pessoas em assaltos envolvendo bancos no primeiro semestre deste ano em todo país, além de inúmeros feridos e traumatizados, entre bancários, vigilantes, clientes e transeuntes. Essa realidade precisa mudar.

A pauta de reivindicações dos bancários prevê várias medidas importantes para transformar essa dura realidade, que trouxe uma sensação de medo e insegurança. Quase todas as propostas foram discutidas com a Fenaban nas quatro reuniões da Mesa Temática de Segurança Bancária, com avanços em alguns pontos.

Uma das prioridades é a assistência às vítimas de seqüestros e de todos os que estiveram no local de assaltos. É fundamental a garantia de atendimento médico e psicológico, bem como o custeio do tratamento e remédios para o restabelecimento da saúde do trabalhador e de sua família.

Em casos de assaltos, é importante o fechamento da unidade no dia da ocorrência, emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para quem esteve no local e acompanhamento de advogado do banco para a identificação de suspeitos na polícia.

Outra demanda é a concessão de estabilidade provisória para vítimas de assaltos, seqüestros e extorsões no prazo de 36 meses depois da ocorrência. Em caso de processo judicial com decisão favorável ao bancário, esse prazo começaria a contar após o trânsito em julgado. A demissão de bancários que passam por essa situação é lamentavelmente muito comum e, por isso, é necessária uma garantia de emprego para proteger essas vítimas.

Também é importante o pagamento de adicional de periculosidade ou risco de vida de 30% para os bancários que trabalham em agências, postos de serviço e áreas de tesouraria. A proposta foi lançada pelos vigilantes, uma categoria que ocupa o mesmo ambiente de trabalho dos bancários e que arrancou recentemente essa conquista, através de acordos coletivos em todo país e por meio de projetos de lei aprovados na Câmara dos Deputados e no Senado

Outro ponto importante é a proibição do transporte de dinheiro pelos bancários. Apesar de ilegal, é uma prática mais comum do que se imagina, especialmente em cidades do interior. O bancário não pode ser transformado pelos bancos em transportador de valores. Da mesma forma, é fundamental o fim da guarda das chaves de cofres e das agências pelos bancários, passando-se essa tarefa para empresas especializadas em segurança, como alguns bancos já fazem.

Além disso, os equipamentos de prevenção contra assaltos precisam ser ampliados, como a porta de segurança com detectores de metais antes do autoatendimento, câmeras de filmagem com monitoramento em tempo real, vidros blindados nas fachadas, divisórias individualizadas na bateria de caixas e entre os caixas eletrônicos, instalação de vidros nos guichês de caixas e colocação de biombos em frente aos caixas. Todas essas medidas preventivas visam proteger a vida de bancários, vigilantes e clientes, evitar assaltos e o golpe da saidinha de banco.

A expectativa dos bancários é conquistar novas cláusulas na convenção coletiva acerca deste tema, que é essencial para a saúde do trabalhador. Parte dos lucros estrondosos dos bancos precisa ser destinada para ampliar os investimentos em segurança para trabalhadores e clientes. Outro banco é preciso, com a vida das pessoas em primeiro lugar. Não existe maior patrimônio no mundo do que a vida.

Carlos Cordeiro
Presidente da Contraf-CUT

Ademir Wiederkehr
Coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária da Contraf-CUT

Fonte: Contraf-CUT.

===============================

Comando Nacional retoma negociação sobre saúde com Fenaban nesta quarta

O Comando Nacional dos Bancários inicia nesta quarta-feira, 1º de setembro, a segunda rodada de negociação com a Fenaban pela Campanha Nacional dos Bancários 2010. As discussões, que se estenderão até a quinta-feira, tratarão das reivindicações relacionadas aos temas saúde do trabalhador e segurança bancária.

“Vamos dar continuidade às negociações para melhorar as condições de saúde dos bancários, cada vez mais expostos a um modelo organizacional onde impera a pressão brutal pelo cumprimento de metas abusivas e que leva ao assédio moral”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

Levantamento feito pela Contraf-CUT, a partir de informações do INSS, mostra a situação precária da saúde dos bancários. Segundo os dados, a cada mês 1.200 bancários em média são afastados por auxílio-doença. Destes, metade sofre com transtornos mentais e LER/DORT. “Estas doenças, especialmente os transtornos mentais, são diretamente relacionadas ao modelo organizacional. É uma situação que precisa mudar”, defende Carlos Cordeiro.

Na primeira negociação, os trabalhadores iniciaram o debate sobre saúde do trabalhador e condições de trabalho, com foco no assédio moral. As discussões partiram dos resultados da mesa temática sobre saúde do trabalhador, cuja retomada foi uma conquista da campanha do ano passado, tendo ocorrido três reuniões em 2010 – dias 20 de abril, 5 de maio e 24 de junho.

O assédio moral e as metas abusivas são também os principais problemas enfrentados pelos bancários nos locais de trabalho, segundo apurou a pesquisa nacional feita pela Contraf-CUT e reforçada pelas consultas realizadas pelos sindicatos no processo de construção da Campanha Nacional 2010.

Dia Nacional de Luta

Com orientação do Comando Nacional, sindicatos de todo o país realizaram atividades nesta terça-feira, dia 31 de agosto, em Dia Nacional de Luta com foco no combate ao assédio moral, às metas abusivas e à falta de segurança bancária.

Calendário de negociações

A negociação desta quarta segue o calendário aprovado na primeira reunião entre o Comando Nacional e a Fenaban, realizada no dia 24 de agosto. O calendário definido é o seguinte:

1º e 2 de setembro – Saúde do trabalhador e segurança bancária.

8 e 9 – Emprego e condições de trabalho.

15 e 16 – Remuneração.

Fonte: Contraf-CUT.

=============================

Dia de luta contra assédio moral, metas abusivas e insegurança mobiliza bancários

Os bancários de todo o país estiveram mobilizados nesta terça-feira, 31, para um Dia Nacional de Luta contra o assédio moral, as metas abusivas e por melhores condições de segurança nos bancos. Orientados pelo Comando Nacional dos Bancários, sindicatos de diversas cidades realizaram protestos, manifestações e atividades para debater com bancários e clientes os temas que estarão na mesa de negociação com a Fenaban, na segunda rodada de debates da Campanha Nacional 2010.

“A Campanha Nacional já começou e a participação de todos os trabalhadores é fundamental para que consigamos conquistar avanços importantes na negociação com os bancos”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários. “O assédio moral e as metas abusivas foram considerados como prioridades da campanha por cerca de 80% dos bancários, em pesquisa feita pela Contraf-CUT, e vamos lutar para conseguir modificar a situação de sobrecarga de trabalho e pressão impostas pelos bancos aos trabalhadores”, conclui.

Fonte: Contraf-CUT.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

Close