fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:56 Sem categoria

Conferências municipais e estaduais preparam debate nacional

Quatro mil conferências municipais e 27 estaduais preparam debate nacional de saúde

Brasília – Até a próxima semana, terminam os debates regionais e distritais que fazem parte das prévias da 13ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). Até hoje (6), sete estados e o Distrito Federal discutiram as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia pelos trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e proposta para melhorar essa realidade. Os debates da rodada estadual das conferências de saúde se encerram no 15 de outubro com a elaboração de propostas que serão levadas para a etapa nacional, em novembro. Antes, foram realizadas cerca de 4,4 mil conferências municipais.

A Agência Brasil acompanhou as discussões em alguns estados e municípios. Em São Paulo, o encontro cobrou urgência do Congresso Nacional em regulamentar a Emenda Constitucional 29 e defender o Sistema Único de Saúde (SUS). Alagoas aprovou, entre outras medidas, a proposta de incluir nutricionistas nas equipes do programa Saúde da Família. No Distrito Federal, os pontos mais discutidos foram as alternativas de integrar o trabalho com os municípios do entorno, sobretudo as cidades goianas, de onde vêm muitos pacientes.

Em entrevista à Rádio Nacional, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, reafirmou que já é possível tirar das discussões iniciadas pelas conferências em abril alguns pontos que devem ser levados para a etapa nacional, de acordo com. Um deles seria a necessidade de mudar o enfoque em relação ao atendimento, dando prioridade à prevenção. “Nesse momento, um dos grandes debates que está em curso é a necessidade de priorizarmos efetivamente a prevenção e promoção da saúde, que é a coisa que nós não temos culturalmente no nosso país”, disse.

Tratar a saúde com uma visão mais ampla e com a participação de outros setores é outra questão a ser discutida na Conferência Nacional de Saúde, segundo Francisco Batista. “Saúde passa pela questão do emprego, da renda, do salário, saúde tem a ver com educação, com meio ambiente equilibrado e desenvolvimento sustentável”. Ele cita como exemplo a relação entre saúde e educação para o trânsito, já que anualmente o governo gasta R$ 28 bilhões com acidentes de trânsito e cerca de 130 mil pessoas ficam com deficiências precisando de atendimento nos hospitais.

A profissionalização de gestão do sistema de saúde no Brasil será defendida no documento que segue para debate nacional. “Temos uma gerência que é muito amadora com interferência político-partidária e defendemos a profissionalização da gestão e fortalecimento do trabalhador de saúde”, afirma o presidente do Conselho Nacional de Saúde. A intenção, segundo ele, é que os cargos de direção e administração das unidades de saúde sejam ocupados por pessoas qualificadas para a função e que sejam preferencialmente da área. Autonomia financeira, administrativa e orçamentária também compõem a lista de debates.

A 13ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada entre os dias 14 e 18 de novembro, irá debater os relatórios aprovados nos estados e produzir um documento final que sirva de referência para implementar as mudanças necessárias para aprimorar o funcionamento do setor. As conferências acontecem a cada quatro anos com a participação de representantes dos governos, de trabalhadores e de usuários do sistema público de saúde.

Por Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close