fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:50 Notícias

RELATÓRIO DO SEMINÁRIO DO RAMO BANCÁRIO

RELATÓRIO DO SEMINÁRIO DO RAMO BANCÁRIO
Nos dias 27 e 28/03 a CNMT/CUT – Comissão Nacional da Mulher Trabalhadora realizará o Seminário nacional, onde dois pontos serão debatidos:
a) Estatuto da CUT e organização das mulheres;
b) Construção de uma pauta de reivindicações sobre as políticas públicas para as trabalhadoras e definição de prioridades de ação para intervenção da CNMT nas políticas públicas.
A orientação da CNMT foi para que os ramos e os estados deveriam realizar esse debate previamente ao seminário nacional de modo a subsidiá-lo.
Neste sentido no dia 11/03/03 a CNB/CUT através da Secretaria de Políticas Sociais realizou o Seminário do ramo bancário que contou com as seguintes presenças:
FETEC/SP: (Aline Molina; Crislaine Bertazi; Maria Lúcia Almeida); SEEB/Guarulhos: (Fatima Ribeiro dos Santos); SEEB/RJ: (Jussara Portilho Lins: Marlene Silva de Miranda); SEEB/SP: (Maria Ap. Antero Correa; Cleuza Rosa da Silva: Tânia Teixeira Balbino); FEEB/RS: (Rubia Zelina); SEEB/Campinas: (Sonia Ap. Aoki Zaia; Maria Ap. Silva Altino); SEEB/Pe: (Suzineide Rodrigues de Medeiros): FEEB/RJ: (Iracini Soares): SEEB/Alagoas : (Ely Custódio Freire); FETRAF/MG. (Magna dos Reis F. Pinhal); FEEB/RN/SEEB/Pa/Ap: (Maria Salete Gomes); CNB: (Neide Ap. Fonseca; Deise Ap. Recoaro).
Das inscrições feitas justificaram ausência: Lucimar de Souza Barbosa (falecimento); Ivone M. da Silva (reunião executiva do SEEB/SP); Eliana Maria dos Santos.
Pauta: a) Estatuto da CUT e organização das mulheres; b) Construção de uma pauta de reivindicações sobre as políticas públicas para as trabalhadoras e definição de prioridades/estratégias de ação para intervenção; c) Última fase Campanha FIG; d) Projeto FIG para Assédio Moral; e) informes gerais.
Foram distribuidos os seguintes documentos anexos:
a) Texto em defesa da criação da Secretaria das Relações de Gênero (por Deise Recoaro);
b) Texto: Criação da Secretaria nacional da Mulher Trabalhadora (por Maria Ap. antero Correia – Cidinha);
c) Texto: De mulheres e de Gênero (por Neide Ap. Fonseca);
d) Texto: Em defesa de uma Secretaria Nacional de Igualdade de Oportunidades (por Eliana Maria dos Santos e Marisa Stédile);
e) Resoluções da 10a Plenária Nacional da CUT – Política de Gênero;
f) Participação e Poder: As mulheres Construindo e transformando (por CNMT).
Para a primeira parte do debate foi convidada a companheira Maria Ednalva Bezerra, coordenadora da CNMT/CUT, que expos e problematizou sobre a organização das mulheres na CUT, além de debater sobre o Conselho da Mulher.
Dois pontos foram importantes para balizar nossas discussões:
1. A coordenação do CONCUT ainda não definiu quais pontos em relação ao Estatuto será discutido;
2. No CONCUT não será discutido Políticas Permanentes, só as resoluções tiradas na 10a Plenária.
Na parte da tarde debatemos a forma como os sindicatos de bancários e as federações atuam com o poder público e/ou movimento social, no que se refere às políticas públicas para as mulheres.
Depois de todas exporem o que vem fazendo ou não, elencamos como prioridade para uma pauta de políticas públicas voltadas para as mulheres:
a) Trabalhar a questão da AIDs com recorte de gênero (principalmente no Carnaval);
b) Campanha Maternidade e toda a questão social que a envolve, inclusive atendimento humanizado, etc.;
c) Violência Doméstica contra as mulheres;
d) Assédio Moral e Sexual;
e) Implementação de Ações Afirmativas conforme a Constituição e outras leis/ decretos, etc., para as mulheres nos órgãos públicos e privados;
f) Reforçar a orientação para as Comissões Estaduais e ramos participarem das várias instâncias públicas colocando o recorte de gênero com ênfase na mulher.
g) Campanha para documentar as trabalhadoras Rurais e Urbanas.
Na terceira parte a Deise deu informes sobre a última fase de campanha com o FIG – Fundo de Igualdade de Gênero – Será feito um C.D interativo, com desenhos; flashes das campanhas nos Estados e o conteúdo das três cartilhas.
Os multiplicadores deverão enviar até o Seminário da 192 (21.03.03 na CNB) todo material a respeito das três campanhas anteriores. Temos em caixa 16.000,00 e o valor da produção do CD será 15.000,00, o valor restante será para “multiplicar” ois CDs, oportunizando que cada sindicato tenha no mínimo um exemplar.
Cada sindicato fará o lançamento em sua base.
Quanto ao Projeto com o FIG sobre Assédio Moral, a Suzineide informou que ainda está em andamento a finalização do Projeto, porque o FIG solicitou mais alguns informes e ítens a serem desenvolvidos. Brevemente a proposta será enviada a toda base da CNB. Mas a avaliação de Suzineide é de que o Projeto será aprovado, tem a equipe de saúde e o jurídico trabalhando na proposta. O SEEB/Pe a FEEB que serão os Executores do Projeto tendo a CNB como Co-Executora e os demais filiados como multiplicadores.
INFORMES:
Lúcia – Pesquisa que está sendo feita pela CEMT/CUT/SP, visa saber o porque do distanciamento das mulheres das entidades sindicais e posteriormente fazer uma campanha de sindicalização de mulheres.
Salete – Lançamento 14/03 com participação da família sobre o dia das mulheres;
Fatima – Atividades/ Marcha do Batom junto com a Prefeitura/ Rosas e jornal específico/ Saúde. Hoje há mais conscientização na base.
Iracini – Dia 07, Boletim especial sobre mulheres e poder. No dia 08 trabalho com a Associação de mulheres sobre Campanha do Leite/ Campanha Casa abrigo/ Maioria dos sindicatos fizeram atividades.
Magna – Recadastramento da base com o recorte de gênero, raça/cor/ Atividades no dia nacional da Consciência Negra/ Matéria jornal sobre Assédio Moral/ 08/03 distribuição de Cartão para as mulheres/ Matéria no Jornal.
Suzineide – Atividade da mulher feita no dia 07 com a CUT e a Prefeitura lançamento do vídeo políticas públicas e violência/ Debate Pesquisa DIEESE na Câmara e depois passeata / 26/02 sairam com dois blocos: Nem com uma flor e Cutucando as mulheres/. 17 à 21/03 farão visitas às agências com distribuição de cartões/ 25/03 debate sobre um filme e coquetel com violino e flores/e manhã da Margarida.
Sonia – Entrega de “lembrancinhas” para as mulheres/ palestra/ homenagens para as novas sindicalizadas, nos anos anteriores eram homenageadas as sindicalizadas mais velhas/ Palestras sobre mulheres em cargos políticos.
Tânia – Descentralização das atividades por regionais no SEEB/SP./ No dia 07 houve atividade na regional Leste, com coral, flores, e a Cidinha fazia os discursos, isso aconteceu em 08 agências bancárias./ Nesta semana está marcado para Osasco um debate que será feito po Deise e Mazé/ Houve distribuição do Jornal da CUT/SP nas ruas/ e participaram da 3.a Noite Cultural da CEMT e CUT/SP.
Marlene – Bloco de Carnaval feito pelo sindicato, antecedeu um concurso sobre o samba enredo/ distribuição de camisinhas/ em 07.03 distribuição de tabela menstrual e marcador de textos/ materias nos jornal do sindicato durante uma semana/ irão fazer um jornal específico sobre gênero com enfoque na mulher para o final de março, haverá entrevistas com Urologista; Pediatra: Advogado da Família; Reportagem sobre Rosa de Luxemburgo/ haverá também debate com parlamentares (muljheres no espaço público; feminismo; saúde e aborto; mulher e reforma da previdência)./ 08.03 participaram da caminhada na orla marítima com bateria de escola composta por 70 mulheres/ 03 dirigentes mulheres foram fazer curso sobre Gênero./ No dia 05.02.03 foi criada a GROS do SEEB/RJ.
Para encerrar a reunião foi dado informe sobre a Pesquisa perfil da direção bancária; Mesa Temática; Campanha de Sindicalização com foco na mulher; e sobre os encaminhamentos do seminário com o FIG.
1. Quanto a Pesquisa Perfil da Categoria, temos sistematizado e já foi exposta para a Executiva o resultado dos sindicatos e federaçòes que responderam ao questionário, entretanto, muitos quando souberam e viram o resultado, solicitaram a inclusão da sua entidade, de modo que até o momento estamos aguardando que nos envie para publicizarmos.
2. A CIOLS e a UNI encaminharam a Campanha Internacional sobre Sindicalização. Há possibilidades de conseguirmos 5 mil dólares, conforme Monique da UNI, entretanto, desde os nossos últimos seminários temos falado em ver nas nossas entidades como contribuir para a construção de uma Campanha Nacional de Sindicalização. Ressaltando que para a UNI se vierem recursos, os mesmos deverão ser utilizados em seminários.
3. Quanto à reunião realizada com o FIG, várias tarefas deixaram de ser encaminhadas pelas respectivas pessoas responsáveis. Isso tem sido muito ruim, pois o FIG cobra sistematicamente, o que dificultará no futuro novos projetos.
4. Em relação à Mesa Temática, a FENABAN havia marcado data, mas pela impossibilidade da SPSo participar foi adiada, entretanto, todas avaliamos ser importante realizar um debate entre nos, onde possamos discutir objetivos, estratégias de modo a avançar. Todas reconhecem a conquista, mas precisamos ver o que queremos e como queremos. Delimitar pontos e a partir daí retormarmos a mesa. Devido a problemas de data e custos discutiremos melhor a data em que essa reunião acontecerá.
ORIENTAÇÃO:
· No tema sobre Estrutura da CUT, se Secretaria ou Comissão, e qual o nome para a Secretaria. Em aferição informal, tendo em vista que este Seminário não era deliberativo, obtivemos dois votos para Comissão; 03 votos para Secretaria de Gênero e os demais votos para Secretaria da Mulher. Orientamos aos sindicatos e Federações que realizem esse debate.
· No tema sobre Políticas Públicas direcionadas para as mulheres verificamos que muitos sindicatos e Federações trabalham com os movimentos sociais e com o Poder Público. Entretanto, outros ainda não tem esta prática em dar o recorte de gênero com enfoque na mulher. Desde modo orientamos que na medida do possível isso seja objeto de discussão e prática sindical.
· Em relação ao Seminário realizado com o FIG e os encaminhamentos tirados, bem como o Seminário feito em parceria com a formação do SEEB/SP, orientamos para que sejam retomadas as resoluções e colocadas em práticas as tarefas/obrigações de cada um (a).
· O envio até a data do Seminário da 192 (21.03.03) de todo e qualquer material relacionado com as campanhas anteriores do FIG, para viabilizar a última fase da campanha.
· Em virtude de tantas tarefas a serem realizadas/encaminhadas houve um debate em torno da composição da GROS, concluindo que a mesma deverá se reunir para cumprir seu papel independentemente de uma pessoa que tenha a tarefa de coordená-la. Existe uma mini coordenação da comissão, por tanto todas são responsáveis, independentemente de haver uma pessoa para coordenar. A SPSo fará o acompanhamento, bastando para isso ser comunicada dos anseios e expectativas da GROS. Assim a orientação foi para que as componentes dessa mini coordenação se comuniquem e discutam a melhor data para inclusive o debate da mesa temática, entre outras tarefas.
Neide Ap. Fonseca
SPSo – CNB/CUT.

Por 11:50 Sem categoria

RELATÓRIO DO SEMINÁRIO DO RAMO BANCÁRIO

RELATÓRIO DO SEMINÁRIO DO RAMO BANCÁRIO

Nos dias 27 e 28/03 a CNMT/CUT – Comissão Nacional da Mulher Trabalhadora realizará o Seminário nacional, onde dois pontos serão debatidos:

a) Estatuto da CUT e organização das mulheres;
b) Construção de uma pauta de reivindicações sobre as políticas públicas para as trabalhadoras e definição de prioridades de ação para intervenção da CNMT nas políticas públicas.
A orientação da CNMT foi para que os ramos e os estados deveriam realizar esse debate previamente ao seminário nacional de modo a subsidiá-lo.
Neste sentido no dia 11/03/03 a CNB/CUT através da Secretaria de Políticas Sociais realizou o Seminário do ramo bancário que contou com as seguintes presenças:
FETEC/SP: (Aline Molina; Crislaine Bertazi; Maria Lúcia Almeida); SEEB/Guarulhos: (Fatima Ribeiro dos Santos); SEEB/RJ: (Jussara Portilho Lins: Marlene Silva de Miranda); SEEB/SP: (Maria Ap. Antero Correa; Cleuza Rosa da Silva: Tânia Teixeira Balbino); FEEB/RS: (Rubia Zelina); SEEB/Campinas: (Sonia Ap. Aoki Zaia; Maria Ap. Silva Altino); SEEB/Pe: (Suzineide Rodrigues de Medeiros): FEEB/RJ: (Iracini Soares): SEEB/Alagoas : (Ely Custódio Freire); FETRAF/MG. (Magna dos Reis F. Pinhal); FEEB/RN/SEEB/Pa/Ap: (Maria Salete Gomes); CNB: (Neide Ap. Fonseca; Deise Ap. Recoaro).
Das inscrições feitas justificaram ausência: Lucimar de Souza Barbosa (falecimento); Ivone M. da Silva (reunião executiva do SEEB/SP); Eliana Maria dos Santos.

Pauta: a) Estatuto da CUT e organização das mulheres; b) Construção de uma pauta de reivindicações sobre as políticas públicas para as trabalhadoras e definição de prioridades/estratégias de ação para intervenção; c) Última fase Campanha FIG; d) Projeto FIG para Assédio Moral; e) informes gerais.

Foram distribuidos os seguintes documentos anexos:
a) Texto em defesa da criação da Secretaria das Relações de Gênero (por Deise Recoaro);
b) Texto: Criação da Secretaria nacional da Mulher Trabalhadora (por Maria Ap. antero Correia – Cidinha);
c) Texto: De mulheres e de Gênero (por Neide Ap. Fonseca);
d) Texto: Em defesa de uma Secretaria Nacional de Igualdade de Oportunidades (por Eliana Maria dos Santos e Marisa Stédile);
e) Resoluções da 10a Plenária Nacional da CUT – Política de Gênero;
f) Participação e Poder: As mulheres Construindo e transformando (por CNMT).

Para a primeira parte do debate foi convidada a companheira Maria Ednalva Bezerra, coordenadora da CNMT/CUT, que expos e problematizou sobre a organização das mulheres na CUT, além de debater sobre o Conselho da Mulher.
Dois pontos foram importantes para balizar nossas discussões:
1. A coordenação do CONCUT ainda não definiu quais pontos em relação ao Estatuto será discutido;
2. No CONCUT não será discutido Políticas Permanentes, só as resoluções tiradas na 10a Plenária.

Na parte da tarde debatemos a forma como os sindicatos de bancários e as federações atuam com o poder público e/ou movimento social, no que se refere às políticas públicas para as mulheres.
Depois de todas exporem o que vem fazendo ou não, elencamos como prioridade para uma pauta de políticas públicas voltadas para as mulheres:
a) Trabalhar a questão da AIDs com recorte de gênero (principalmente no Carnaval);
b) Campanha Maternidade e toda a questão social que a envolve, inclusive atendimento humanizado, etc.;
c) Violência Doméstica contra as mulheres;
d) Assédio Moral e Sexual;
e) Implementação de Ações Afirmativas conforme a Constituição e outras leis/ decretos, etc., para as mulheres nos órgãos públicos e privados;
f) Reforçar a orientação para as Comissões Estaduais e ramos participarem das várias instâncias públicas colocando o recorte de gênero com ênfase na mulher.
g) Campanha para documentar as trabalhadoras Rurais e Urbanas.

Na terceira parte a Deise deu informes sobre a última fase de campanha com o FIG – Fundo de Igualdade de Gênero – Será feito um C.D interativo, com desenhos; flashes das campanhas nos Estados e o conteúdo das três cartilhas.
Os multiplicadores deverão enviar até o Seminário da 192 (21.03.03 na CNB) todo material a respeito das três campanhas anteriores. Temos em caixa 16.000,00 e o valor da produção do CD será 15.000,00, o valor restante será para “multiplicar” ois CDs, oportunizando que cada sindicato tenha no mínimo um exemplar.
Cada sindicato fará o lançamento em sua base.
Quanto ao Projeto com o FIG sobre Assédio Moral, a Suzineide informou que ainda está em andamento a finalização do Projeto, porque o FIG solicitou mais alguns informes e ítens a serem desenvolvidos. Brevemente a proposta será enviada a toda base da CNB. Mas a avaliação de Suzineide é de que o Projeto será aprovado, tem a equipe de saúde e o jurídico trabalhando na proposta. O SEEB/Pe a FEEB que serão os Executores do Projeto tendo a CNB como Co-Executora e os demais filiados como multiplicadores.

INFORMES:
Lúcia – Pesquisa que está sendo feita pela CEMT/CUT/SP, visa saber o porque do distanciamento das mulheres das entidades sindicais e posteriormente fazer uma campanha de sindicalização de mulheres.
Salete – Lançamento 14/03 com participação da família sobre o dia das mulheres;
Fatima – Atividades/ Marcha do Batom junto com a Prefeitura/ Rosas e jornal específico/ Saúde. Hoje há mais conscientização na base.
Iracini – Dia 07, Boletim especial sobre mulheres e poder. No dia 08 trabalho com a Associação de mulheres sobre Campanha do Leite/ Campanha Casa abrigo/ Maioria dos sindicatos fizeram atividades.
Magna – Recadastramento da base com o recorte de gênero, raça/cor/ Atividades no dia nacional da Consciência Negra/ Matéria jornal sobre Assédio Moral/ 08/03 distribuição de Cartão para as mulheres/ Matéria no Jornal.
Suzineide – Atividade da mulher feita no dia 07 com a CUT e a Prefeitura lançamento do vídeo políticas públicas e violência/ Debate Pesquisa DIEESE na Câmara e depois passeata / 26/02 sairam com dois blocos: Nem com uma flor e Cutucando as mulheres/. 17 à 21/03 farão visitas às agências com distribuição de cartões/ 25/03 debate sobre um filme e coquetel com violino e flores/e manhã da Margarida.
Sonia – Entrega de “lembrancinhas” para as mulheres/ palestra/ homenagens para as novas sindicalizadas, nos anos anteriores eram homenageadas as sindicalizadas mais velhas/ Palestras sobre mulheres em cargos políticos.
Tânia – Descentralização das atividades por regionais no SEEB/SP./ No dia 07 houve atividade na regional Leste, com coral, flores, e a Cidinha fazia os discursos, isso aconteceu em 08 agências bancárias./ Nesta semana está marcado para Osasco um debate que será feito po Deise e Mazé/ Houve distribuição do Jornal da CUT/SP nas ruas/ e participaram da 3.a Noite Cultural da CEMT e CUT/SP.
Marlene – Bloco de Carnaval feito pelo sindicato, antecedeu um concurso sobre o samba enredo/ distribuição de camisinhas/ em 07.03 distribuição de tabela menstrual e marcador de textos/ materias nos jornal do sindicato durante uma semana/ irão fazer um jornal específico sobre gênero com enfoque na mulher para o final de março, haverá entrevistas com Urologista; Pediatra: Advogado da Família; Reportagem sobre Rosa de Luxemburgo/ haverá também debate com parlamentares (muljheres no espaço público; feminismo; saúde e aborto; mulher e reforma da previdência)./ 08.03 participaram da caminhada na orla marítima com bateria de escola composta por 70 mulheres/ 03 dirigentes mulheres foram fazer curso sobre Gênero./ No dia 05.02.03 foi criada a GROS do SEEB/RJ.

Para encerrar a reunião foi dado informe sobre a Pesquisa perfil da direção bancária; Mesa Temática; Campanha de Sindicalização com foco na mulher; e sobre os encaminhamentos do seminário com o FIG.
1. Quanto a Pesquisa Perfil da Categoria, temos sistematizado e já foi exposta para a Executiva o resultado dos sindicatos e federaçòes que responderam ao questionário, entretanto, muitos quando souberam e viram o resultado, solicitaram a inclusão da sua entidade, de modo que até o momento estamos aguardando que nos envie para publicizarmos.
2. A CIOLS e a UNI encaminharam a Campanha Internacional sobre Sindicalização. Há possibilidades de conseguirmos 5 mil dólares, conforme Monique da UNI, entretanto, desde os nossos últimos seminários temos falado em ver nas nossas entidades como contribuir para a construção de uma Campanha Nacional de Sindicalização. Ressaltando que para a UNI se vierem recursos, os mesmos deverão ser utilizados em seminários.
3. Quanto à reunião realizada com o FIG, várias tarefas deixaram de ser encaminhadas pelas respectivas pessoas responsáveis. Isso tem sido muito ruim, pois o FIG cobra sistematicamente, o que dificultará no futuro novos projetos.
4. Em relação à Mesa Temática, a FENABAN havia marcado data, mas pela impossibilidade da SPSo participar foi adiada, entretanto, todas avaliamos ser importante realizar um debate entre nos, onde possamos discutir objetivos, estratégias de modo a avançar. Todas reconhecem a conquista, mas precisamos ver o que queremos e como queremos. Delimitar pontos e a partir daí retormarmos a mesa. Devido a problemas de data e custos discutiremos melhor a data em que essa reunião acontecerá.

ORIENTAÇÃO:
· No tema sobre Estrutura da CUT, se Secretaria ou Comissão, e qual o nome para a Secretaria. Em aferição informal, tendo em vista que este Seminário não era deliberativo, obtivemos dois votos para Comissão; 03 votos para Secretaria de Gênero e os demais votos para Secretaria da Mulher. Orientamos aos sindicatos e Federações que realizem esse debate.
· No tema sobre Políticas Públicas direcionadas para as mulheres verificamos que muitos sindicatos e Federações trabalham com os movimentos sociais e com o Poder Público. Entretanto, outros ainda não tem esta prática em dar o recorte de gênero com enfoque na mulher. Desde modo orientamos que na medida do possível isso seja objeto de discussão e prática sindical.
· Em relação ao Seminário realizado com o FIG e os encaminhamentos tirados, bem como o Seminário feito em parceria com a formação do SEEB/SP, orientamos para que sejam retomadas as resoluções e colocadas em práticas as tarefas/obrigações de cada um (a).
· O envio até a data do Seminário da 192 (21.03.03) de todo e qualquer material relacionado com as campanhas anteriores do FIG, para viabilizar a última fase da campanha.
· Em virtude de tantas tarefas a serem realizadas/encaminhadas houve um debate em torno da composição da GROS, concluindo que a mesma deverá se reunir para cumprir seu papel independentemente de uma pessoa que tenha a tarefa de coordená-la. Existe uma mini coordenação da comissão, por tanto todas são responsáveis, independentemente de haver uma pessoa para coordenar. A SPSo fará o acompanhamento, bastando para isso ser comunicada dos anseios e expectativas da GROS. Assim a orientação foi para que as componentes dessa mini coordenação se comuniquem e discutam a melhor data para inclusive o debate da mesa temática, entre outras tarefas.

Neide Ap. Fonseca
SPSo – CNB/CUT.

Close