(São Paulo) Os cerca de 560 delegados que participaram da 7ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro neste fim de semana também referendaram a proposta elaborada pela Direção Nacional da CNB/CUT, que em reunião na sexta-feira, 29/07, em São Paulo, aprovaram a realização de uma campanha nacional pela melhoria no atendimento bancário.
A decisão de realizar a campanha neste momento se deve à recente criação, pelo Procon e Febraban, da câmara técnica para discutir atendimento bancário e as declarações do diretor de Normas do Banco Central de que pretende aperfeiçoar a legislação que disciplina o atendimento.
Além da realização da campanha, a CNB já solicitou à Febraban e ao Procon a participação na Câmara e está solicitando também uma audiência com o diretor de Normas do Banco Central, Sérgio Darcy, discutindo este item apenas com representantes dos bancos.
A Febraban já respondeu à CNB e foi enfática: não quer os bancários neste debate. Em correspondência afirmou que o assunto não diz respeito à categoria e que a Câmara “tratará exclusivamente dos direitos e das relações entre os bancos e clientes consumidores” e que reservava “as negociações da Fenaban com a CNB para os debates referentes aos direitos e às relações entre os bancos e bancários”. Já o Procon, ao contrário dos banqueiros, viu com “bons olhos” a participação dos bancários na câmara técnica.
Em relação ao Banco Central, a CNB/CUT espera ser recebido pela entidade porque entende que discutir atendimento deve passar por aqueles que estão envolvidos diretamente com os clientes, que são os bancários. “É um absurdo que o Banco Central, num governo de trabalhadores procure somente os patrões para discutir atendimento e não queira ouvir o lado dos clientes e trabalhadores”, afirmou Carlos Cordeiro, secretário-geral da CNB/CUT.
O que o Banco Central está se propondo a “discutir e aperfeiçoar” envolve inclusive itens como segurança nas agências, leis que regulamentam tempo de espera nas filas e a abertura de agências em localidades sem atendimento bancário. “Temos acúmulo para debater e apresentar propostas para todos estes temas e somos os principais interessados em garantir aos clientes e usuários de bancos um bom atendimento”, destacou Cordeiro.
Fonte: CNB/CUT – Meire Bicudo
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