fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 01:02 Sem categoria

Trabalhadores bancários protestam e prometem ir à Justiça em defesa do Banrisul

Bancários de todo Estado farão ato de protesto a partir das 9h desta segunda-feira, dia 30, contra a realização da assembléia dos acionistas do Banrisul que pode aprovar mudanças no estatuto do banco abrindo caminho para a privatização. O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) e Federação dos Bancários RS (Feeb-RS) ingressarão na Justiça, caso sejam provadas mudanças que dêem mais poder para detentores de ações preferenciais, que estão no pacote de venda de papéis para capitalizar o banco.
A mobilização será em frente ao edifício-sede do banco, no Centro da Capital, e tem como alvo a assembléia de acionistas do banco, prevista para as 10h. O ato terá música e cavaleiros, seguindo a tradição gaúcha, para reforçar a campanha contra a venda de ações da instituição.

O Comitê em Defesa do Banrisul, lançado no último dia 21, que reúne entidades sindicais, parlamentares, partidos políticos e diversas representações da sociedade, também se posiciona contra o processo de venda do banco.

“Queremos alertar a sociedade de que a proposta do governo abre caminho para a privatização. Eles querem repassar lucro do banco para investidores privados, que também poderão ter mais poder de decisão sobre a gestão”, argumenta o presidente do SindBancários, Juberlei Baes Bacelo.

Um funcionário do Banrisul e diretor do SindBancários, que detém ações do banco, estará na assembléia de acionistas, formalizando pedido para que as denúncias contra direção do Banrisul, feitas pelo vice-governador Paulo Feijó, sejam levadas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Juberlei voltou, nesta sexta-feira, a defender a suspensão da assembléia de acionistas, principalmente depois das denúncias feitas pelo vice-governador Paulo Feijó. “A governadora deve uma resposta sobre as denúncias de Feijó, que não são novas. A repercussão no mercado é negativa. Falar em vender ações neste ambiente é agir contra o Banrisul”, reforça o dirigente sindical.

Informações de analistas de mercado já apontam para queda da valorização das ações do banco que estão na Bolsa de Valores. Os bancários já haviam pedido investigação sobre a contratação milionária de uma consultoria paulista e a compra de computadores sem licitação.

Fonte: SindBancários
Publicado em: 27/4/2007 – 18h21min

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariospoa.com.br

Close