fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:45 Sem categoria

Um ano do blog; vida longa à imprensa alternativa

O blog completou um ano no dia 9 de julho. Este é o texto de número 120. A Agência Carta Maior tem mais de 10 mil entradas diárias. O blog teve mais de 10 mil comentários. Carta Maior recebeu o prêmio de melhor site de análises outorgado pela revista Imprensa, deixando para trás todos os outros. Carta Maior não está acoplada a nenhuma publicação de grande tiragem, nem a provedores com grande capacidade de divulgação. Atua sozinha, de maneira independente, crítica.

Temos consciência que sopramos contra a tempestade. Que existe uma imensa máquina de pautar e condicionar a opinião pública, cotidianamente. Que quatro famílias – Civita, Marinho, Mesquita, Frias – controlam grande parte da brutal concentração monopolista dos meios de comunicação. Que esses grupos oligárquicos consideram que têm o direito de dizer o que bem entender, que qualquer forma de limitação do monopólio que desfrutam seria um atentado à “liberdade de expressão” (deles).

Temos consciência que a esquerda não construiu e não dispõe hoje de meios para se contrapor a essa máquina ditatorial infernal de dominar consciências. Que, assim, a esquerda não consegue fazer luta ideológica cotidianamente. Porque se trata de disputar com esses oligopólios propondo outra pauta de temas e outras interpretações, coerente com a necessidade.

Contamos com alguns meios – entre eles Carta Maior, Carta Capital, Brasil de Fato, Caros Amigos, Forum, várias outras publicações e blogs -, que formam seletivamente consciências alternativamente, com grande capacidade de multiplicação. Dirigidas a militantes de esquerda, do campo popular, têm um poder multiplicador muito grande, mas estão muito longe de poder chegar a um público similar ao que chegam as publicações e emissoras das famílias monopolistas.

Carta Maior enfrenta dificuldades de financiamento. Busca, de todas as formas, com os critérios de manutenção da independência de informação e de crítica, alternativas. Consciente de que Carta Maior se tornou um patrimônio de todo o movimento popular e democrático brasileiro e que tem que encontrar formas de apoio que possibilitem seu funcionamento de forma estável e permanente. Seguimos contando com o apoio de todos vocês e todos que consigam mobilizar.

Por Emir Sader.

TEXTO COLHIDO NO BLOG DO EMIR – PARTE INTEGRANTE DO CONTEÚDO DO SÍTIO www.cartamaior.com.br.

Close