fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 08:59 Sem categoria

Igualdade de Oportunidades está no primeiro bloco de negociações

Completam a pauta Saúde e Condições de Trabalho e Segurança Bancária.

São Paulo – Na primeira mesa de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e os banqueiros, marcada para esta quinta-feira, o tema Igualdade de Oportunidades será discutido. Completam a pauta assuntos referentes à Saúde e Condições de Trabalho e Segurança Bancária.

Para os bancários, a Igualdade de Oportunidades passa pelo treinamento e a contratação de pessoas com deficiência. Há também a necessidade da adequação do ambiente de trabalho às necessidades destes funcionários e a vedação do deslocamento ou da transferência do trabalhador com deficiência, a menos que ele mesmo peça. O Sindicato prega ainda o abono de falta deste trabalhador quando ele necessitar ir ao médico para concertos, reparos de órteses ou próteses.

O sistema financeiro ainda não conseguiu cumprir a lei de quotas que prevê que a contratação de pessoas com deficiência atinja 5% do total de empregados em empresas de grande porte. É em cima destes assuntos que estão as reivindicações.

Desde a campanha nacional de 2006, uma série de encontros e negociações culminou na formulação de uma pesquisa que resultará no Mapa da Diversidade. A divulgação dos resultados está prevista para o início de 2008.

A igualdade de tratamento para homoafetivos também será discutida na mesa com a Fenaban. Os trabalhadores querem, por exemplo, que o direito ao convênio médico seja estendido aos parceiros do mesmo sexo. Atualmente apenas o Banco do Brasil, o Itaú, a Caixa Federal e o Unibanco reconhecem esse direito.

Blocos – Neste ano, a partir de uma proposta dos bancários, as negociações com a Fenaban foram divididas em quatro grandes blocos que serão discutidos em separado, um a cada semana. O início de um bloco está condicionado ao término do anterior.Essa nova estratégia foi proposta pelos dirigentes sindicais, com o objetivo de fortalecer o processo de negociação.

O próximo grupo que trata da reivindicação de 10,3% de reajuste e demais cláusulas econômicas (PLR, remuneração variável e pisos) será realizado no dia 5 de setembro. Os demais encontros acontecem nos dias 13 e 20 de setembro.

Elisângela Cordeiro – 29/08/2007

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.

Close