fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:52 Sem categoria

Negociações prosseguem nesta sexta-feira, 31 de agosto; estão sendo discutidas as cláusulas sobre Igualdade de Oportunidades, Saúde, Segurança e Assédio Moral

Debates serão retomados em torno dos temas de saúde, segurança, igualdade de oportunidades e cláusulas novas

São Paulo – As negociações do primeiro bloco de reivindicações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação dos Bancos) aconteceram durante todo o dia 30 e serão retomadas nesta sexta-feira, 31 de agosto, a partir das 9h.

Neste primeiro bloco de negociação, além das questões relativas ao combate ao assédio moral, também foram discutidas reivindicações sobre a formulação de um programa de prevenção de doenças ocupacionais e reabilitação de afastados. A proposta é que um grupo bipartite, formado por bancários e representantes dos bancos, apresente, durante o período de negociações da campanha, uma formulação com critérios para prevenção do adoecimento no local de trabalho, criando condições para que o bancário possa se tratar de forma a evitar o afastamento. “Temos que apontar mecanismos de prevenção para que o trabalhador não fique doente. Mas, se ficar, é preciso definir formas para que ele se cure e seja reabilitado”, afirma o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.

Os bancários querem também a isonomia de direitos entre trabalhadores da ativa e afastados por problemas de saúde. Os debates desta quinta-feira trataram, ainda, da igualdade de oportunidades. As reuniões serão retomadas a partir desses temas.

Também estão previstas para esta sexta-feira discussões sobre segurança bancária e o debate sobre a inclusão de cláusulas novas.

Por Elisângela Cordeiro e Cláudia Motta – 30/08/2007.
======================================

Denúncia e apuração contra o assédio moral; negociações avançam pelo fim do assédio moral

Os primeiros resultados da negociação desta quinta prevêem canal de reclamações e programa de prevenção

São Paulo – A criação de um canal de denúncia de assédio moral e a inclusão de cláusulas com ações que combatam a prática na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), foram as reivindicações do Comando Nacional dos Bancários que abriram as negociações desta quinta-feira, dia 30, com a Fenaban.

Este primeiro bloco trata de itens sobre Saúde e Condições de Trabalho. Essas propostas foram discutidas a partir do resultado dos debates do grupo de trabalho conquistado na última campanha e que reuniu representantes dos bancários e dos bancos

Os primeiros resultados prevêem a criação de um canal de denúncia para captação, apuração, com prazo final estabelecido para solução e análise de possíveis desdobramentos dos casos de assédio moral.

Também deve ser implementado um programa de prevenção ao assédio que seja estendido a todos os trabalhadores.

Esse programa será negociado entre as partes – bancários e banqueiros – e deve ter acompanhamento constante dos sindicatos.

“O acompanhamento dos sindicatos é que vai garantir a efetividade do programa com resultados positivos para os trabalhadores. Vamos insistir nisso”, diz o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, que participa das reuniões.

Debates – Nesta primeira rodada de negociação ainda estão previstos outros temas de Saúde e Condições de Trabalho, Igualdade de Oportunidades, Segurança Bancária e o debate sobre a inclusão de cláusulas novas.

Por Cláudia Motta e Elisângela Cordeiro – 30/08/2007.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.

Close