fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:22 Sem categoria

Lula afirma que reestatização da Vale tem apoio do PT, mas não é assunto discutido pelo governo

Brasília – A reestatização da Vale do Rio Doce não é um assunto discutido pelo governo federal. É o que garante o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concedeu hoje (6) entrevista coletiva a emissoras de rádio.

“O PT tomou uma decisão de apoiar um plebiscito que o Movimento dos Sem-Terra e outras entidades estão fazendo. E eu acho que, enquanto partido político, as pessoas podem tomar as posições que quiserem tomar. Os partidos têm autonomia e o partido tem autonomia, inclusive, com relação ao governo”, afirmou Lula.

“Agora, eu posso dizer que esse tema não passa pelo governo, não se discute no governo, porque tem um ato jurídico que foi consagrado e que o governo vai respeitar. Isso não está na minha mesa e nem entrará na minha mesa essa discussão sobre a questão da Vale do Rio Doce”, completou.

O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, no seu 3º Encontro Nacional, apoiar o plebiscito realizado pela campanha A Vale é Nossa, que defende a reestatização da empresa, privatizada durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Os movimentos sociais querem anular a privatização da empresa, realizada em 1997, alegando que a empresa foi vendida por um preço irrisório. A campanha começou no final de semana e segue até 9 de setembro recolhendo votos em 4 mil urnas espalhadas pelo país para saber se a população apóia ou não a reestatização.

É o terceiro plebiscito popular organizado por movimentos sociais no Brasil. Seis milhões de brasileiros votaram na consulta sobre dívida externa, em 2000, e 10 milhões votaram na consulta sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), em 2002. Os outros dois também foram apoiados pelo PT.

Procurada pela Agência Brasil, a Vale do Rio Doce afirmou, por meio de sua assessoria de comunicação, que não vai se manifestar sobre a venda da empresa. Também não quis se manifestar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pelo Programa Nacional de Desestatização, no qual a Vale foi privatizada. As organizações sociais que defendem a reestatização da empresa produziram três vídeos sobre a campanha que estão na página eletrônica You Tube.

Por Marcela Rebelo e Juliana Andrade – Repórteres da Agência Brasil.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close