fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:45 Sem categoria

Regulamentação do sistema financeiro em debate

Deputado Berzoini propôs criação de movimento para pressionar Banco Central a criar medidas de proteção ao emprego e discutir concentração dos bancos

Brasília – A audiência pública realizada nesta quinta, dia 27, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados foi considerada extremamente importante pelos trabalhadores. Com o plenário cheio de bancários do Real ABN e Santander de todo o Brasil, os deputados demonstraram seu apoio pela causa que busca evitar demissões no processo de fusão entre os dois bancos.

Na mesa, representando os trabalhadores, a diretora do Sindicato Rita Berlofa, que é funcionária do Santander, e Miguel Pereira, diretor da Contraf-CUT. Participaram, ainda, Luiz Antonio Medeiros, secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os deputados Ricardo Berzoini (PT-SP), Daniel Almeida (PCdoB-BA, Tarcisio Zimmermann (PT-RS), Nelson Marquezelli (PTB-SP) – presidente da comissão – e Chico Lopes (PCdoB-CE). Real ABN, Santander e Barclays não enviaram representantes, alegando que o processo de fusão não está concluído, o que gerou protestos.

O secretário Medeiros anunciou nova convocação dos bancos, particularmente da direção do Santander, para a próxima quinta-feira. O que se pretende, é um acordo que garanta o emprego dos trabalhadores no processo de fusão.

O Ministério do Trabalho informou que está adotando uma série de medidas para restabelecer, no Brasil, a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho, que proíbe dispensas imotivadas. De acordo com Medeiros, o ministro Carlos Lupi está comprometido com essa grande causa. E acrescentou: “Não se permitirá que o Santander faça no Brasil o que não faz na Espanha”, ou seja, demissões.

Movimento – O deputado federal Ricardo Berzoini, ex-presidente do Sindicato, propôs a criação de um grande movimento para pressionar o Banco Central a buscar medidas de proteção ao emprego no caso da fusão e discutir a concentração no sistema financeiro nacional.

Foi criada, ainda, uma subcomissão, dentro da Comissão de Trabalho, que será presidida pelo deputado Daniel Almeida e da qual participarão parlamentares e representantes dos trabalhadores. O objetivo é aprofundar os debates sobre a regulamentação do artigo 192 da Constituição, que estabelece regras para o sistema financeiro.

No dia 2 de outubro já está agendada uma nova audiência, dessa vez na Comissão de Defesa do Consumidor, que também vai discutir a fusão. “A audiência realizada hoje na Comissão de Trabalho foi extremamente importante para os trabalhadores. Foi um grande passo em direção à regulamentação da 192 e na proposta do deputado Berzoini para criação de regras para as fusões e contra a concentração do sistema financeiro”, destaca a diretora do Sindicato Rita Berlofa.

Por Cláudia Motta – 27/09/2007.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.

Close