fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:41 Sem categoria

Senador pede esclarecimento ao Cade sobre fusão

Requerimento expressa preocupação com as demissões no caso envolvendo Real ABN e Santander

São Paulo – O senador Eduardo Suplicy (PT) enviou um requerimento ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e à Secretaria de Direito Econômico (SDE). Clique aqui para ver o requerimento. O objetivo do documento é exigir dos dois órgãos informações de quais providências estão sendo tomadas em relação à possível fusão entre o banco holandês Real ABN e o espanhol Santander.

A maior preocupação do senador é com as demissões. A direção do Santander já anunciou que eliminará 19 mil postos de trabalho no mundo. O requerimento reforça também a questão da concentração do setor financeiro que poderá deixar o consumidor em situação de desvantagem. “O apoio do senador é muito importante na luta em defesa dos nossos empregos”, afirma o funcionário do Real ABN e diretor do Sindicato Marcelo Gonçalves.

Por Carlos Fernandes – 28/09/2007

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.
===========================================

Leia o requerimento:

Requerimento n° /2007

Requeiro nos termos do artigo 50. Parágrafo 2º da Constituição Federal combinado com o artigo 216 do Regimento interno do Senado Federal que sejam solicitadas ao .Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE e à Secretaria de Direito Econômico – SDE- informações acerca das iniciativas que ambos os órgãos estão adotando frente a anunciada venda do Banco ABN Amro (conglomerado que engloba o Banco Real) para o consorcio formado pelo Royal Bank of Scotland (RBS), Fortis, da Bélgica, e o espanhol Santander, no que diz respeito aos possíveis efeitos de concentração do setor financeiro brasileiro e de diminuição de oportunidades de trabalho que estão preocupando as diversas entidades representativas de trabalhadores como o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf-Cut, Sindicatos e Federações de Bancários filiados à CUT e a Federação dos Bancários de SP/MS.

Justificativa

Recentemente, vários jornais noticiaram a venda do Banco ABN Amro (conglomerado que engloba o Banco Real) para o consórcio formado pelo Royal Bank of Scotland (RBS), Fortis, da Bélgica, e o espanhol Santander. Segundo essas noticias, o consórcio declarou que se a fusão for concretizada mais de 19 mil demissões deverão ocorrer em todo o mundo.

Ainda de acordo com o Sindicato dos Bancários e Funcionários de São Paulo, Osasco e Região, no Brasil os bancos Santander e Real ABN, mantêm mais de 54 mil empregos. Essa fusão, considerando a sobreposição de postos de trabalho no país, poderá gerar mais de 15 mil demissões, levando-se em conta centros administrativos e centros telefônicos de atendimento ao cliente.

Some-se a isto o prejuízo para a população, advindo do fechamento de agências, sem falar da concentração bancária, que tende a encarecer as taxas cobradas pelos serviços e a comprometer a qualidade do atendimento ao público.

Considerando que o CADE e a SDE têm a responsabilidade de estar atentos à possíveis movimentos que possam resultar em concentração econômica excessiva e conseqüências no que diz respeito ao que possa ocorrer na economia, inclusive no mercado de trabalho, torna-se relevante a obtenção dessas informações para que o Senado possa adotar as medidas necessárias a proteção dos trabalhadores e consumidores brasileiros.

Sala das Comissões, em de 2007.

Senador Eduardo Matarazzo Suplicy.

OBSERVAÇÃO: O NÚMERO E A DATA DEPENDEM DE PROTOCOLO.

Close