fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:35 Sem categoria

Frente parlamentar quer ampliar orçamento de universidades públicas

A Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública, relançada nesta quarta-feira (31) na Câmara dos Deputados, pretende discutir formas de ampliar o orçamento das instituições públicas de ensino superior. A meta foi anunciada pelo deputado Pedro Wilson (PT-GO). “Nós queremos que os deputados e senadores possam ajudar a crescer o orçamento da universidade pública brasileira, dando a ela possibilidade de investimento em infra-estrutura, e também de apoio à sua expansão”, defendeu o deputado.

Na manhã desta quarta, senadores, deputados e representantes de movimentos em defesa da educação estiveram presentes ao relançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública. O objetivo da organização, que foi criada em 1996, é discutir questões sobre a autonomia universitária e melhorar a articulação entre as instituições que militam na área e o Congresso Nacional.

De acordo com o deputado Pedro Wilson (PT-GO), três eixos temáticos vão guiar os trabalhos da frente parlamentar: a Lei Orçamentária Anual, a reforma universitária e o Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Pedro Wilson explicou que o Reuni é um projeto de investimento do governo para a expansão das universidades federais. Ele lembrou, entretanto, que as instituições não são obrigadas a ingressar. De acordo com o deputado, o foco das propostas do Reuni é a expansão da infra-estrutura, mas que o aumento do quadro de professores, alunos e funcionários também faz parte do programa. Segundo ele, a meta para os próximos dez anos é aumentar a presença da juventude brasileira nas universidades públicas, passando de 1% para 30%.

“A universidade é uma instituição crítica, reflexiva, capaz de saber o que quer. Então, a proposta é para cada universidade. E, a partir da universidade, crescer a educação pública brasileira universitária, oferecendo mais vagas, crescendo de maneira material e também cultural”.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.pt.org.br.

Close