fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:06 Sem categoria

Contraf/CUT divulga abaixo-assinado para apoio da contraproposta do PCS da Caixa

Conforme aprovado na Plenária Nacional dos Empregados da Caixa, realizada em Brasília, no dia 16 de maio, a Contraf/CUT divulga a partir de hoje o modelo de abaixo-assinado em apoio à contraproposta do Plano de Cargos e Salários (PCS) aprovada no evento. Para baixar o documento, acesse a área de Downloads do site da Contraf/CUT .

Após a coleta de assinaturas em todas as unidades da Caixa, os documentos deverão ser enviados para a sede da Contraf/CUT em Brasília, EQS 314/315 – BL A, Asa Sul, cep 70383-400, aos cuidados de Eliane

Contraproposta do PCS da Caixa
Os empregados da Caixa realizaram no dia 16 de maio, em Brasília, a Plenária Nacional que formulou a contraproposta para a unificação das tabelas do PCS do banco. Representantes de todo o país trouxeram as reivindicações de suas bases para compor a contraproposta. Os empregados, por unanimidade, não aceitam a vinculação do novo PCS à obrigatoriedade da migração para o novo plano da Funcef, cláusula prevista na proposta da Caixa.

Os principais pontos da contraproposta definida pela plenária são:

* Tabela unificada com 36 níveis;
* Piso de R$ 1.244,00;
* Teto e R$ 3.700,00;
* De um a dois deltas de promoção por merecimento, a cada ano;
* Não-vinculação de promoção a cumprimento de metas individuais
* Concessão, após a migração, de um delta para cada dois anos (ou fração superior a 12 meses) ao empregado que ficou estagnado na carreira, em compensação ao tempo que não houve promoção por merecimento.
* Criação de uma comissão mista para a elaboração e o acompanhamento do processo de avaliação por mérito;
* Criação de instrumentos que permitam avaliação cruzada entre empregados e gestores, como forma de compor os critérios para a progressão na carreira;
* Possibilidade de migração dos técnicos bancários superiores;
* Recusa a limite orçamentário para a concessão de promoções por merecimento (a Caixa propôs limite de 1% da folha de pagamento);
* Recusa à vinculação do PCS aos planos de benefícios da Funcef.

Calendário
As entidades sindicais realizarão debates e mobilizações com a base para discutir a contraproposta dos trabalhadores até o dia 29 de maio. No dia 30, o documento com as reivindicações dos empregados será entregue à Caixa. O dia 4 de junho ficou definido como o Dia Nacional de Lutas pelo PCS da Caixa, com mobilizações, atos e protestos em todo o Brasil.

Os trabalhadores estabeleceram o dia 19 de junho como data limite para o retorno da Caixa em relação às propostas apresentadas. Depois disso, as entidades sindicais realizarão, no dia 26 de junho, assembléias com os trabalhadores para avaliar a proposta final e decidir por sua aprovação ou não.

Se a Caixa não oferecer condições aceitáveis, essas assembléias deverão eleger representantes para nova Plenária Nacional dos Empregados da Caixa em 28 de junho, na qual serão dados os encaminhamentos necessários à mobilização pelo PCS.

Close