fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:43 Sem categoria

CAIXA só financiará construtoras que usarem madeira legal

Brasília – A partir de hoje (2), a Caixa Econômica Federal vai exigir o uso de madeira de origem comprovada nos empreendimentos imobiliários que for financiar. Acordo entre a Caixa, o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pretende coibir o uso de madeira ilegal, geralmente retirada em desmatamentos na Amazônia.

Nas construções imobiliárias, há utilização de grandes quantidades de madeira em andaimes, forros e esquadrias, por exemplo.

A Caixa vai incluir nos contratos firmados com as construtoras um cláusula que torna obrigatória a apresentação do Documento de Origem Florestal (DOF) – documento virtual que comprova a origem, a quantidade e finalidade da madeira consumida. A regra não vai atingir pessoas físicas que financiem material para compra ou reforma de imóveis.

De acordo com o Ibama, o DOF garante que a madeira tem origem em desmatamentos autorizados – quando proprietários de terra derrubam os 20% de sua propriedade a que têm direito, no caso da Amazônia – ou de manejos florestais – quando apenas as grandes árvores de valor comercial são retiradas da floresta.

O instituto vai treinar funcionários da Caixa para consulta ao Sistema DOF para que tenham acesso à informações da madeira usada pelas construtoras. Para as empresas, a orientação é procurar uma das unidades do Ibama nos estados para inscrição ou regularização em um cadastro federal para movimentação de madeiras.

Até 30 de junho, a ação terá caráter educativo, segundo a Caixa. Após essa data, as empresas que não apresentarem os documentos não terão acesso a novos financiamentos do banco e serão investigadas pelo Ibama.

Por Luana Lourenço – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.inf.br.

=====================================================

CAIXA EXIGIRÁ MADEIRA LEGAL DE CONSTRUTORAS

Brasilia, 29 de Dezembro de 2008

Empresas do segmento imobiliário terão de apresentar Documento de Origem Florestal (DOF)

A Caixa Econômica Federal exigirá, a partir de sexta-feira (2), a comprovação do uso de madeira legal por empresas do segmento imobiliário. A medida consiste na apresentação, pelas construtoras, do Documento de Origem Florestal (DOF) das madeiras utilizadas nos novos contratos de financiamento de empreendimentos habitacionais.

Para que a ação tenha adesão significativa, será incluída nos contratos cláusula que torna obrigatória a apresentação desses documentos. “O compromisso de contribuir com a implantação de ações relativas à prevenção, monitoramento e controle do desmatamento no bioma Amazônico, faz parte de mais uma das ações adotadas pela CAIXA para a prática efetiva da sustentabilidade dentro e fora da instituição”, destaca a presidente da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho.

A ação terá caráter educativo até 30 de junho de 2009, conforme negociação feita com o setor da construção. A partir dessa data, as construtoras que não apresentarem a documentação comprobatória serão informadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão competente para verificar as possíveis irregularidades.

Meio Ambiente

A CAIXA elaborou um plano de ação que prevê ações de curto e médio prazo, no período de 2008 a 2010 voltadas para a preservação do meio ambiente. O banco terá em seu portfólio produtos e serviços socioambientais com diretrizes definidas na nova Política de Crédito.

Faz parte da política ambiental da CAIXA ser o principal agente financeiro executor das políticas públicas de meio ambiente e indutor do desenvolvimento de cidades sustentáveis, com programas de gestão para a sustentabilidade ambiental.

Para o gerente nacional de Meio Ambiente (GEMEA) da CAIXA, Jean Benevides, “com a aprovação da estratégia e de seu respectivo plano de ação, a CAIXA demonstra seu compromisso com a questão ambiental. Ela explicita sua intenção em contribuir na conservação do meio ambiente por meio da incorporação da sustentabilidade ambiental em seu planejamento estratégico.”

Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.caixa.gov.br.

Close