fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:08 Sem categoria

Duas batalhas, duas vitórias, dois finais de semana de democracia sindical; ensacadores do Porto de Paranaguá e policiais civis do Estado do Paraná, apoiados pela CUT vencem as eleições sindicais

Chapa apoiada pela CUT vence eleições do Sindicato dos Ensacadores de Paranaguá

No último domingo [23] ocorreu a eleição para a renovação da direção executiva e conselhos fiscal e administrativo do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Paranaguá.

Quatro chapas se inscreveram para a disputa e a apuração dos votos terminou ainda no domingo, com vitória expressiva da Chapa 1 – Sindicato é pra lutar!, apoiada pela CUT, com 459 votos [52.04%].

A segunda colocada foi a chapa 4, com 170 votos [19.27%]; seguida pela chapa 2, com 131 votos [14.85%]. O último lugar ficou com a chapa 3, que contabilizou apenas 76 votos [8.61%]. Brancos e nulos perfizeram 46 cédulas [5.21%]. Ao todo, 882 ensacadores sindicalizados compareceram às urnas.

Com este resultado o trabalhador Antônio Pontes foi reeleito presidente do Sindicato dos Ensacadores de Paranaguá e ficará à frente da entidade nos próximos três anos [2009/2012].

============================================================

Chapa apoiada pela CUT vence com folga as eleições do Sindicato dos Policiais Civis do Paraná

No último sábado, dia 29 de agosto, foram realizadas as eleições do Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná [Sinclapol]. Dois grupos estavam na disputa e a chapa 1, que contou com o apoio da CUT, obteve vitória esmagadora.

A apuração ocorreu na segunda-feira [31] e o resultado foi divulgado no início da noite. Enquanto a chapa de oposição cutista recebeu 69,23% dos votos [495]; o grupo de situação [chapa 2] teve apenas 29,3% da preferência do eleitorado [209]. Brancos e nulos somaram 1,54%. No total foram registrados 715 votos válidos.

O presidente estadual da CUT, Roni Barbosa, comemorou o resultado. “Felizmente, depois de uma eleição difícil e complicada, venceu a chapa 1, que agora vai tirar o Sinclapol da intervenção judicial e iniciar um trabalho de base com a categoria, algo que não era feito anteriormente”.

Um dos coordenadores da chapa vencedora, policial Eyrimar Fabiano Bortot, fez um resgate de todo o processo eleitoral. “Foi uma guerra contra um legado de mais de 20 anos de um grupo que se mantinha no poder, e que, para isso, utilizava dos meios mais inadequados e antidemocráticos. Nós surgimos como movimento de oposição a tudo isso. Foi uma vitória do desenvolvimento do debate consciente e do reconhecimento do policial civil como trabalhador”, destacou.

Sobre as frentes de luta da nova gestão, Eyrimar elencou prioridades. “Teremos que fazer uma ampla reestruturação no Sindicato, o qual nunca prestou contas à categoria. Também vamos buscar o resgate da auto-estima, que foi perdida pela ausência total de representatividade. Avançaremos na luta pela carreira única, na implantação da remuneração por subsídios, pelo fim da prática de assédio moral na instituição, e pela democratização da instituição Polícia Civil por meio da participação dos policiais de base junto ao Conselho Superior, instância decisória máxima”.

Além dessas reivindicações, o Sinclapol vai pleitear a reforma do Estatuto da Polícia Civil do Paraná, de forma que contemple os oficiais de base e reconheça o trabalho como periculoso a partir da implantação de aposentadoria especial à categoria. “Nós da chapa 1 entendemos que a história dos trabalhadores brasileiros e a trajetória da própria CUT foram importantes e serviram como exemplos para nossa mobilização vitoriosa”, concluiu Eyrimar.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close