fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:49 Sem categoria

Greve supera número de agências fechadas do ano passado

Mais de 250 agências paralisadas e cerca de 12,8 mil bancários parados. Números comprovam união e mobilização da categoria.

Enquanto aguardam ansiosos por uma nova proposta, que poderá ser apresentada pela Fenaban na mesa de negociação agendada para amanhã (1), os trabalhadores bancários de Curitiba e região continuam aderindo ao movimento grevista. Na manhã desta quarta-feira (30), 256 agências da capital paranaense e da região metropolitana estão fechadas – aproximadamente 58% do total de agências da base do Sindicato. A entidade estima que mais de 12,8 mil bancários estejam de braços cruzados no sétimo dia de greve.

Apesar do interdito proibitório conseguido pelo HSBC – que proíbe a interferência do Sindicato nos quatro centros administrativos –, um grande número os trabalhadores do banco inglês se mantém em greve. Os centros administrativos da Caixa Econômica (Sede 1 e Sede 2) e do Banco do Brasil (Central de Suporte Operacional, Central de Atendimento em São José dos Pinhais, unidades da Tiradentes e Portão) também permanecem com os portões cerrados.

Números crescentes – Nos sete primeiros dias da greve nacional dos bancários, a adesão ao movimento em Curitiba e região tem aumentado gradativamente. No primeiro dia, 32% das agências fecharam. Ontem (29), este número subiu para 52%. E nesta quarta-feira (30), a quantidade de agências fechadas em Curitiba e região já supera as estatísticas de 2008, alcançando 58% de adesão. Praticamente todas as unidades dos bancos públicos estão paralisadas.

“Conforme as estatísticas comprovam dia após dia, a mobilização dos bancários só tem aumentado. E que os banqueiros fiquem cientes de que a categoria só irá encerrar o movimento grevista após a negociação de uma proposta digna, que contemple aumento real, garantia de empregos e uma PLR mais justa, além de melhores condições de trabalho”, avalia Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

Por: Renata Ortega
SEEB Curitiba

=====================================

MOBILIZAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ É CRESCENTE

Confira a quantidade de locais paralisados pela greve dos trabalhadores bancários no Estado do Paraná:

– NAS BASES SINDICAIS FILIADAS À CUT

Além de Curitiba e Região conforme dados descritos anteriormente, temos as seguintes paralisações das atividades:

1) em Apucarana e Região, 21 agências;
2) em Arapoti e Região, 27 agências;
3) em Campo Mourão e Região, 15 agências;
4) em Cornélio Procópio e Região, 23 agências;
5) em Guarapuava e Região, 25 agências;
6) em Londrina e Região, 50 agências;
7) em Paranavaí e Região, 21 agências;
8) em Toledo e Região, 16 agências; e
9) em Umuarama e Região, 49 agências.

Ao todo, nas bases sindicais da FETEC-CUT-PR, o movimento grevista alcançou a adesão de mais de 16 mil trabalhadores que atuam em 503 agências e 10 centros administrativos.

Parabéns, a todas as trabalhadoras e a todos os trabalhadores bancários paranaenses que se somam a este movimento nacional. O resultado, certamente, será a colheita de bons frutos!

Fonte: Fetec/Pr

Close