fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:20 Sem categoria

Discussão sobre incorporações abre negociações das mesas temáticas com o Banco do Brasil; e na CASSI, mais uma daquelas …

O Banco do Brasil afirmou nesta quinta-feira (28), em debate sobre incorporações com a Contraf/CUT, por meio dos representantes da mesa específica, em Brasília, que irá apresentar em breve uma proposta global sobre plano de saúde e previdência complementar envolvendo todos os bancos que estão sendo incorporados pela instituição. Segundo os representantes do BB, estudos nesse sentido já estão sendo realizados pelos órgãos competentes e, tão logo sejam finalizados, o banco apresentará proposta “não excludente”.

Os representantes do funcionalismo reforçaram a necessidade de uma solução o mais rápido possível sobre o assunto, principalmente em relação ao plano de saúde, uma vez que bancários das instituições financeiras incorporadas vêm enfrentando dificuldades de assistência médica nos estados para onde estão sendo transferidos. As discussões marcam o início das negociações das mesas temáticas, cujo calendário foi definido durante encontro realizado no último dia 20. Na próxima quarta-feira, dia 3, será a vez da mesa temática sobre Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS).

Novo presidente na Cassi

Esperado para esta quarta-feira, o modelo do Plano Odontológico do BB não foi apresentado, frustrando os trabalhadores. Em vez disso, o BB anunciou, via Sisbb, o novo presidente da Cassi, a Caixa de Assistência dos Funcionários. Trata-se de Hayton Jurema da Rocha, ex-superintendente do DF e ex-secretário-executivo do Conselho Diretor do BB. Hayton é também ex-diretor de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil no governo FHC.

Divergências conceituais

Assuntos pendentes dos bancários da ex-Nossa Caixa dominaram a pauta da reunião. Os representantes dos trabalhadores apresentaram ao BB uma lista com uma série de problemas enfrentados pelos trabalhadores nesse período de transição, como na folha de pagamentos a questão da habitualidade e da gratificação variável, além da discriminação no holerite das chamadas Vantagens de Caráter Pessoal (VCP), registrado pelo BB como Vantagens de Caráter Pessoal Incorporados (VCPI) – o que, para o movimento sindical, poderá trazer prejuízos aos funcionários da ex-Nossa Caixa a longo prazo.

Em razão de divergências conceituais entre o BB e os bancários, os temas habitualidade e VCPI serão objeto da negociação permanente. Sobre a gratificação variável e os problemas registrados na folha de pagamento, os bancários também aguardam resposta, com o BB se comprometendo a apresentar uma posição na próxima rodada de debates da mesa temática, marcada para o dia 3 de março.

“Fizemos o debate e insistimos com o BB quanto à urgência na solução dessas pendências. O banco ficou de avaliar as propostas e apresentar uma posição nos próximos encontros. Até lá, vamos continuar pressionando, com foco no plano de saúde e previdência”, afirmou Eduardo Araújo, diretor do Sindicato de Brasília e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

Fonte: Seeb Brasília.

===================================

Nova mudança de presidente mostra descompromisso do BB com a Cassi

A direção do Banco do Brasil anunciou nesta quinta-feira 28 mais uma troca na presidência da Cassi, a terceira que promove em três anos, o que na avaliação da Contraf-CUT demonstra a falta de seriedade do BB com a gestão da Caixa de Assistência dos Funcionários, responsável pela saúde de mais de 700 mil bancários da ativa e aposentados e seus familiares.

“São três presidentes diferentes nos últimos três anos, provocando sucessivos problemas de descontinuidade administrativa em um momento que a Cassi passa por dificuldades inexplicáveis no atendimento aos usuários e no credenciamento de prestadores de serviços e atrasa ininterruptamente a implantação do Plano Odontológico”, critica Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB. “Isso revela um descaso do BB para com a Cassi e com a saúde dos trabalhadores.”

Marcel lembra que o banco havia assumido o compromisso com a Contraf-CUT na reunião do último dia 20 de janeiro de apresentar o Plano Odontológico até esta sexta-feira 29. “Não aceitaremos que o BB use a troca de presidente para adiar mais uma vez a apresentação do plano, reivindicado pelos funcionários há mais de uma década e sucessivamente postergado”, adverte o secretário-geral da Contraf-CUT.

Além do problema da descontinuidade administrativa, a Contraf-CUT também considera um desrespeito com o funcionalismo a nomeação do novo presidente da Cassi, Hayton Jurema da Rocha, diretor de Gestão de Pessoas do BB no último período do governo FHC. “O novo presidente simboliza uma época em que os funcionários sofreram os mais brutais ataques do banco, em que houve mais de 50 mil demissões, congelamento de salários por sete anos e perda de direitos”, denuncia Marcel.

Fonte: Contraf-CUT.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

Close