fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:37 Sem categoria

Centrais sindicais e Governo do Paraná debatem a Proposta de Emenda à Constituição do Estado do piso regional permanente

Representantes da CUT e das demais centrais sindicais se reuniram com o vice-governador Orlando Pessuti na última quarta-feira [27], no Palácio das Araucárias, em Curitiba, para discutir a elaboração de uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado [PEC] para tornar permanente o piso regional do Paraná. Também participaram da reunião membros do Ipardes e do Dieese.

Houve consenso entre os líderes sindicais e o Governo sobre os parâmetros da PEC, que vai fixar uma política permanente de reajuste. A proposta que será encaminhada à Assembleia Legislativa [Alep] no dia 08 de fevereiro estabelece que o aumento do piso se dará pela variação do Produto Interno Bruto [PIB] da economia paranaense de dois anos anteriores ao período, mais a inflação de um ano anterior. Isso significa que, para reajustes em 2011, por exemplo, será considerada a variação do PIB do Paraná do ano de 2009 e a inflação de 2010.

“A CUT já defendia uma política permanente para o piso regional e a PEC é fruto do debate com o Governo do Estado. Agora precisamos lutar para aprová-la na Assembleia e, assim, conquistar uma importante vitória para os trabalhadores paranaenses”, destacou Roni Anderson Barbosa, presidente da CUT-PR.

O piso regional é aplicado aos trabalhadores assalariados cujas categorias não possuem acordo ou convenção coletiva de trabalho. De acordo com o Dieese, ele é referência direta e indiretamente para mais de 1,5 milhão de pessoas e, com o aumento previsto para este ano, entre 9,5% e 21,5%, deve injetar cerca de R$ 150 milhões por mês na economia paranaense.

:: Ato na Alep

As centrais sindicais irão realizar um ato na Assembleia Legislativa para marcar a entrega da PEC e pressionar os deputados estaduais a aprová-la. Será no dia 08 de fevereiro, às 13h30, nas galerias da Alep. A CUT-PR convoca todos os dirigentes dos sindicatos filiados para participarem da manifestação.

NOTÍCAS COLHIDAS NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close