fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 00:06 Sem categoria

Lula quer projetos do pré-sal votados ainda neste semestre

Brasília – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu hoje (22) aos líderes partidários da base aliada no Senado para conversarem com suas bancadas e encontrarem uma saída a fim de votar ainda no primeiro semestre os quatro projetos de lei que tratam do pré-sal. Segundo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), dentro de uma semana os líderes deverão voltar a conversar com o presidente sobre os resultados das negociações.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que também participou da reunião, informou ainda que foi tratado com o presidente a não centralização dos debates dos projetos do pré-sal na questão da distribuição dos royalties, mas “na importância da aprovação dos quatro projetos”. Padilha lembrou que o governo vai manter as urgências constitucionais dos quatro projetos para que eles sejam aprovados neste semestre. “Se tiver obstrução que a gente enfrente, mas sem negociar a retirada da urgência constitucional”.

Padilha disse ainda que a orientação de Lula é de conversar com as bancadas, lembrando que o projeto original do governo não tratava da distribuição dos royalties. De acordo com o ministro, o fatiamento, ou seja, a divisão do projeto em dois: um tratando sobre o sistema de exploração sob o regime de partilha e o outro sobre a distribuição dos royalties, foi uma alternativa que os senadores apresentaram na reunião com Lula.

Para o ministro, o ano eleitoral não pode prejudicar a aprovação dos projetos . “Acho que o Senado vai ter ambiente mais tranquilo para o debate do que foi na Câmara”. Padilha lembrou que se for necessário separar a partilha dos royalties e deixar a discussão dos royalties para depois das eleições, será uma boa solução.

“Uma das alternativas possíveis é recuperar o projeto original e debater royalties depois”, disse. “Ao aprovar o modelo de partilha a gente já garante o início da exploração. Já tem a regra clara para começar a exploração. E a destinação desses recursos dos royalties pode ser decidida depois”, completou.

Padilha afirmou ainda que o presidente da República está preocupado com a destinação dos recursos dos royalties da exploração do pré-sal. “Uma preocupação muito claro do presidente, na conversa com os senadores, foi que nos debates dos royalties estão desviando uma preocupação fundamental nossa, que esses recursos do pré-sal fossem bem utilizados. Não queremos que os recursos do pré-sal se transformem em recursos de custeio de máquinas dos estados, ou dos municípios ou mesmo da União. Que eles tenham uma direção clara. Por isso, que todos os recursos de royalties da União, e da participação especial da União, vão ser destinados para o Fundo Social. Então esse debate nós queremos fazer também”, disse.

Por Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil.

=================================================

Lula reúne-se com líderes da base aliada do Senado para tratar do pré-sal

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido no Centro Cultural Banco do Brasil, onde despacha enquanto o Palácio do Planalto passa por reformas, com líderes partidários da base aliada do Senado para discutir a tramitação dos projetos de lei que tratam da exploração da camada de petróleo do pré-sal.

Entre os líderes que participam da reunião estão o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o líder do PMDB Renan Calheiros (AL), do PCdoB, Inácio Arruda (CE), do PDT, Ormar Dias (PR), entre outros. Também participa do encontro o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Hoje (22) foram lidos três pedidos de urgência do governo para a tramitação dos projetos de lei do pré-sal (Fundo Social, Partilha e Capitalização da Petrobras) no plenário do Senado. Os projetos terão 45 dias para tramitarem nas respectivas comissões técnicas da Casa. Decorridos o prazo, as matérias seguirão diretamente para a discussão e votação.

Por Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil.

=================================================

Petrobras registra crescimento na produção de petróleo e gás em fevereiro

Brasília – A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil e no exterior atingiu, em fevereiro, a média diária de 2 milhões, 560 mil e 490 barris. O resultado é 3,5% superior ao volume produzido no mesmo mês de 2009, de 2 milhões, 474 mil e 680 barris, 1,4% acima do volume total extraído em janeiro deste ano.

A produção nacional média de petróleo e gás natural alcançou 2 milhões, 312 mil e 208 barris de óleo por dia, refletindo um aumento de 2,9% sobre o volume produzido em fevereiro do ano passado e de 1,2% em relação à produção do mês anterior.

O gás natural extraído dos campos nacionais atingiu 51 milhões e 616 mil metros cúbicos diários em fevereiro, indicando um aumento de 4% sobre o mês anterior e de 5,6% em relação à produção de fevereiro de 2009.

Por Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close