fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:40 Sem categoria

Milhares sacudiram Toronto contra G-8 e G-20 e por direitos trabalhistas

Mais de dez mil pessoas foram às ruas no sábado em Toronto contra o encontro do G-20 e do G-8 na maior manifestação em uma semana de protestos contra as duas cúpulas reunidas na cidade mais populosa do Canadá.

Grande parte dos manifestantes ocupou pacificamente o centro de Toronto, organizados pelos sindicatos e entidades e em defesa dos empregos e dos salários e direitos trabalhistas ameaçados e atacados. Algumas centenas de anarquistas, no entanto, resolveram quebrar vitrines de lojas, bancos e incendiaram pelo menos dois carros patrulha da polícia e destruindo com paus dois carros de emissoras de TV. Outros três veículos de luxo foram danificados no centro financeiro de Toronto.

Milhares de policiais, parte deles dotados com equipamentos antidistúrbios, foram mobilizados a pé, de bicicletas e a cavalo para dissuadir qualquer concentração de ativistas. Helicópteros sobrevoaram a passeata constantemente. Mais de 500 pessoas foram presas e mantidas sob custódia em região afastada do centro de Toronto.

O Canadá gastou mais de um bilhão de dólares para garantir a segurança das cúpulas do G8 e do G20, com a esperança de evitar graves distúrbios. Não conseguiu.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.horadopovo.com.br.

Close