fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 08:58 Sem categoria

Trabalhadores bancários de Cornélio Procópio e Região renovam a diretoria do sindicato local

Sindicato de Cornélio Procópio e Região empossa nova diretoria

A diretoria reeleita para a nova gestão no Sindicato dos Bancários de Cornélio Procópio e Região tomou posse em solenidade realizada na última sexta-feira, 30 de julho, e comandará a entidade no triênio 2010-2013. A diretoria empossada conta com três novos dirigentes: Ivai Lopes Barroso (Banco do Brasil), Lirani Torrecilha Lopes Almeida (Santander/Real) e Taís Ferreira Garcia (Itaú-Unibanco).

Para a nova gestão do sindicato, os diretores reafirmam o compromisso com os trabalhadores bancários e continuarão atuando com resistência às mudanças arbitrárias e que são implantadas pelos bancos sem negociação; no combate às metas abusivas e ao assédio moral, buscando a melhora nas condições de trabalho; além de atuar em políticas públicas em benefício da sociedade, com participação em conselhos municipais. Outra prioridade será a administração transparente do sindicato.

“Nós daremos continuidade ao trabalho já realizado pelo sindicato, de acordo com orientações da FETEC-CUT-PR e da Contraf-CUT, buscando sempre o combate ao assédio moral, às metas abusivas e às terceirizações”, defende o presidente do Sindicato Dirceu Casa Grande Junior. “Nós também vamos buscar a ampliação do número de bancários na base e o número de agências, já que a região está se desenvolvendo bastante”, enfatiza o dirigente.

O evento teve a participação do presidente da FETEC-CUT-PR, Elias Hennemann Jordão, e do diretor estadual Carlos Alberto Copi. Para Elias, o ponto alto da cerimônia de posse foi uma homenagem a dois ex-dirigentes fundadores do Sindicato de Cornélio Procópio: Rui Sampaio (fundador) e Joni Correia (primeiro presidente). “Eles enfrentaram a ditadura e todos os momentos difíceis de uma sociedade conservadora que sempre recriminou os movimentos sociais. Acredito que só poderemos avançar no futuro se conhecermos as nossas origens e quem foram nossos antepassados. Existe uma longa história de lutas e resistência e de muitos militantes que se doaram pela causa”, registra o presidente da FETEC Elias Jordão.

A FETEC-CUT-PR atuou ativamente também no processo de eleição, com a participação dos diretores Marcelo Antonio Socoloski e Admilson Aparecido de Figueiredo na coleta e contagem de votos, e estará novamente presente na direção do Sindicato em Cornélio, com a participação de Elizeu Marcos Galvão, diretor executivo da Secretaria de Assuntos Jurídicos da FETEC e diretor reeleito do Sindicato de Cornélio. “Vamos manter a mesma dedicação em defesa dos direitos dos trabalhadores e avançarmos em novas conquistas”, defende Elizeu.

Admilson Aparecido de Figueiredo, diretor da Secretaria de Políticas Sociais da FETEC, destacou a grande aprovação da chapa entre os trabalhadores no processo de eleição. “A eleição com aprovação de 99,06% dos votos mostra a força da organização e mobilização dos dirigentes do Sindicato dos Bancários de Cornélio, vindo coroar bandeiras de lutas históricas da FETEC, Contraf e CUT em prol da defesa da classe trabalhadora”.

Campanha Salarial

Dirceu Casa Grande Junior, presidente reeleito do Sindicato dos Bancários de Cornélio Procópio e Região, defende a mobilização da base para a Campanha Nacional dos Bancários 2010. “Vamos nos concentrar nas questões nacionais como ganho real, manter o aumento acima da inflação que conquistamos desde 2004, ampliar a PLR buscando a simplificação nas regras de cálculo”, diz. Para a mobilização, o sindicato pretende deixar a categoria organizada, pensando no dia-a-dia. “Temos que conscientizar os trabalhadores, para que tenhamos um respaldo bom nas mobilizações”.

Por Paula Padilha, jornalista.

FETEC-CUT-PR.

===============================

CORNÉLIO PROCÓPIO

Gestão 2010/2013 toma posse em cerimônia histórica

A nova diretoria do Sindicato de Cornélio Procópio, eleita no dia 27 de maio, com 99,06% dos votos dos associados, tomou posse para a gestão 2010/2013 no dia 30 de julho. O funcionário do Banco Real/Santander, Dirceu Casa Grande Junior, assumiu a Presidência da entidade pelo segundo mandato consecutivo.

Na cerimônia de posse, os diretores do Sindicato dos Bancários de Cornélio Procópio homenagearam duas pessoas marcantes na história da entidade, o fundador do Sindicato e funcionário aposentado do Banco do Brasil, Ruy Sampaio, e Joni Silva Correa, ex-bancário do Banco do Brasil.

“Ruy acabou não chegando à Presidência da entidade por ter sido fichado e preso várias pelo DOPS e pelo DOI-CODI do Paraná durante a Ditadura militar. Joni presidiu o Sindicato por vários mandatos na década de 1980 e 1990, contribuindo de forma efetiva para consolidar a entidade em Cornélio Procópio, no Paraná e no Brasil”, recorda Dirceu, destacando os papeis importantes exercidos por estes dois bancários. Atualmente, Ruy Sampaio advoga em causas trabalhistas em Cornélio Procópio e Joni Correa preside o Instituto Prevenir, que tem por objetivo trabalhar a conscientização sobre a prevenção de doenças a partir da atividade física.

Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, entre as quais o presidente da Fetec-CUT/PR, Elias Jordão, representantes dos Sindicatos de Londrina, João Antonio da Silva Neto e Luciano Moretto, Damião Rodrigues, do Sindicato de Apucarana, José Ubiraci de Arapoti, além de autoridades e demais dirigentes do movimento sindical do Paraná.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.vidabancaria.com.br.

Close