fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:50 Sem categoria

Mátria destaca os avanços da luta pela igualdade de gênero

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a CNTE lança a nona edição da revista Mátria, uma publicação com o objetivo de levar à escola informação para incentivar uma educação não-sexista. Os avanços da luta pela igualdade de gênero, a sexualidade, a situação da mulher na família e no trabalho e a qualidade do ensino são discutidos e reportagens e artigos de especialistas que abordam fatos do Brasil e do mundo. Com tiragem de 25 mil exemplares distribuídos entre as entidades afiliadas à Confederação, a capa da nova edição traz a primeira mulher presidenta do país, Dilma Rousseff, que representa não só um marco, mas uma clara demonstração de que as mulheres, aos poucos, estão conquistando espaços na sociedade.

A revista faz uma homenagem às histórias de vida de mulheres, brasileiras ou não, jovens ou idosas, brancas ou negras e mostra, por exemplo, mulheres que, como Dilma, conquistaram seu lugar em profissões antes consideradas masculinas. Hoje, o Brasil conta com mulheres no comando da Policia Militar, pilotando aviões de grandes companhias aéreas e até estacionando navios.

A secretária de Relações de Gênero e coordenadora da revista, Isis Tavares, destaca que a edição atual vai superar expectativas. “Nós temos relatos de que as entidades trabalham e levam a revista para o movimento de mulheres, onde é muito elogiada. Essa nova edição, com a capa da nova presidenta gerou muita expectativa, pois vem com temas extremamente atuais e ainda contempla sugestões de atividades e calendário com datas importantes. Então para a nossa categoria, eu creio que foi uma espera muito positiva e a revista ela vai atender aos anseios”, diz.

Mas a revista não só co memora as vitórias das mulheres, como também faz um alerta sobre a violência contra meninas, mães, esposas e companheiras, que vivem uma triste realidade que o país enfrenta diariamente. Por isso, Isis Tavares ressalta a importância da revista para os educadores. “A revista Mátria, desde que foi lançada, sempre foi uma referência para os nossos trabalhadores em educação. Ela é e sempre foi muito esperada nessa época. As pessoas ficam na expectativa porque sempre temos matérias muito importantes para a sociedade como um todo, não só para os trabalhadores em educação.”

Outros destaques da Mátria são as entrevistas exclusivas com as ministras Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Luíza Helena de Bairros, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção à Igualdade Racial. A Mátria também mostra a triste realidade das mulheres haitianas que lutam para sobreviver e criar seus filhos após o terremoto que destruiu o país. Além disso, desvenda os problemas da droga que virou questão de saúde pública e está devastando a vida de jovens brasileiros: o crack.

Acesse o conteúdo da revista no site da CNTE: www.cnte.org.br em Publicações >> Revistas

Por CNTE.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br

Close