fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:47 Sem categoria

Trabalhadores bancários preparam as lutas futuras

14ª Conferência Estadual das Bancárias e dos Bancários do Paraná

Estamos iniciando mais uma campanha salarial. Da parte do movimento sindical bancário do Paraná a organização está a todo vapor. Desde o mês de fevereiro, por ocasião da reunião ordinária da FETEC-CUT-PR, já abordamos o tema e fizemos nosso primeiro debate quanto aos nossos preparativos no Estado.

Para coroar nossos debates no Estado, estaremos realizando nossa 14ª Conferência Estadual das Bancárias e dos Bancários do Paraná, onde debateremos as propostas dos trabalhadores paranaenses e enviaremos a nossa contribuição para a Conferência Nacional dos Bancários, que este ano acontece em Curitiba, entre os dias 20 e 22 de julho.

Entendemos que quanto maior e melhor a nossa organização, quanto mais unidade tivermos, melhores serão os resultados que poderemos colher. Se hoje, apesar de todas as dificuldades que passamos, somos uma categoria respeitada e com muitas conquistas ao longo do tempo, isso tudo se deve a nossa organização nacional.

O Comando Nacional dos Bancários se reuniu nos dias 22 e 23 de maio na Contraf-CUT, em São Paulo, onde avaliamos a Campanha Salarial 2011, a fim de observarmos onde acertamos e onde precisamos melhorar nossa campanha deste ano. Neste seminário, também fizemos uma avaliação do cenário que está colocado nesta campanha, bem como a nossa estratégia para este cenário. Uma coisa é certa, estamos convencidos que os banqueiros trarão argumentos de dificuldades para a negociação alegando entre tantos fatores, a crise Europeia e também a redução da taxa de juros que para o governo é estímulo à produção e ao desenvolvimento, para os banqueiros será uma alegação de redução nos lucros.

Porém, o cenário real apresentado pelo noticiário econômico diário, tanto do país como dos bancos, graças aos incentivos à economia, desonerações e isenções de impostos em diversos segmentos, demonstra que os bancos têm toda condição de atender as reivindicações dos trabalhadores bancários. Principalmente porque todos os dados indicam o setor financeiro como o mais lucrativo do país.

O principal motivo para os bancos atenderem aos trabalhadores se deve a origem do lucro gerado pelos bancos, o qual está diretamente ligado aos esforços dos trabalhadores bancários.

Importante lembrar que a despeito da crise internacional instalada desde 2008, e nenhum ano sequer os bancos brasileiros apresentaram prejuízos ou foram abalados, muito pelo contrario, continuaram com seus lucros em expansão.

E todo este lucro conquistado à custa da saúde do bancário que sofre a pressão de metas sobre metas. Lamentavelmente, e tem sido muito comum, encontramos trabalhadores que afirmam “estar usando remédios controlados para suportar a pressão das metas impostas”.

Por isso, em consonância com a campanha da CUT pelo trabalho decente, nesta Campanha Salarial Nacional 2012, este tema será de tão ou maior importância quanto aos temas econômicos, pois muito mais que dinheiro no bolso, nossa saúde é nosso maior patrimônio.

A situação é tão crítica que não atinge mais apenas os trabalhadores dos bancos privados, mas se estende também aos trabalhadores dos bancos públicos que deveriam dar o exemplo de condições de trabalho decente.

Outro tema de extrema importância, é o emprego. Não podemos continuar convivendo com a alta rotatividade no setor bancário que visa apenas ampliar os lucros dos bancos, demitindo trabalhadores em uma determinada faixa salarial, para contratar trabalhadores pela metade do salário dos demitidos e que serão sugados nas metas e posteriormente descartados.

Por estes motivos será de vital importância a participação de todos os trabalhadores nesta campanha salarial, pois os tamanhos das nossas conquistas serão do tamanho de nossa mobilização.

Portanto, sejam bem-vindos à 14ª Conferencia das Bancárias e dos Bancários do Paraná, evento que acontece nestes dias 30 de junho e 01 de julho, na cidade de Umuarama, região noroeste do estado do Paraná.

Elias Hennemann Jordão

Presidente da FETEC-CUT-PR

Close