fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:48 Notícias

Mídia internacional destaca discurso ‘repleto de mentiras’ de Bolsonaro na ONU

Depois da passagem no funeral da rainha Elizabeth II em Londres, com discurso de campanha na embaixada, e da projeção no prédio da Organização das Nações Unidas (“vergonha brasileira”), em dia de mais um comício de candidato, nesta terça-feira (20), chegou a vez da mídia internacional fazer suas observações sobre o desempenho de Jair Bolsonaro em Nova York.

Alguns dos mais importantes veículos do mundo destacaram a utilização da Assembleia Geral das Nações Unidas como palanque. A as mentiras ditas por Bolsonaro. “No palco mundial, o presidente brasileiro faz campanha para o emprego que pode perder”, diz matéria no The News York Times. O jornal também chamou a atenção para as ameaças bolsonaristas ao processo eleitoral. “Seguindo a cartilha do ex-presidente Donald J. Trump, Bolsonaro vem questionando a confiabilidade do sistema eleitoral do Brasil há meses”, aponta.

O dia do presidente do Brasil terminaria ainda com novas projeções luminosas – “tchutchuca do centrão” e “broxonaro” – no Empire State Building, um dos principais cartões-postais de Nova York.

Discurso de Bolsonaro “repleto de mentiras”

A rede venezuelana Telesur, por sua vez, aponta que o presidente brasileiro fez “um discurso repleto de mentiras e forte conteúdo político-eleitoral” na ONU. Destacou que o mandatário “criticou diretamente o candidato Luiz Inácio Lula da Silva”, e afirmou ter vencido uma “corrupção sistemática” da esquerda.

mentiras bolsonaro
Mentiras de Bolsonaro apontadas em serviços de checagem

“Em discurso na ONU, Bolsonaro afirmou que seu governo extirpou ‘a corrupção sistêmica’ que existia no país. É Falso”, crava a rede. “Integrantes e ex-integrantes do atual governo são alvos de investigações e denúncias de casos de corrupção e outros delitos ligados à administração pública”, explica a postagem reproduzida por Telesur, que acrescenta: “Esta pode ser a última participação do Brasil no evento sob o comando de Bolsonaro, que é o segundo nas pesquisas de opinião sobre a disputa pela reeleição”.

A rede venezuelana destacou ainda que nesta terça “Bolsonaro repetiu a posição dos últimos três anos, utilizando um dos principais espaços da diplomacia global para divulgar uma imagem do país que poucos brasileiros reconhecem como real”.

O jornal Clarín, da Argentina, relatou que o discurso de 15 minutos de Bolsonaro trouxe “fortes conotações de um evento de campanha”. O site do diário destacou que Bolsonaro atacou Lula para falar de corrupção, “em mensagem claramente para consumo interno”. E também chamou a atenção de que “Bolsonaro aproveitou a janela global da Assembleia para fazer campanha como já havia feito em Londres, durante o funeral da rainha Elizabeth II”.

Afinidades diplomáticas de Bolsonaro

Por sua vez, o correspondente da GloboNews em Nova York Guga Chacra ironizou a cínica fala de Bolsonaro sobre perseguição a católicos na Nicarágua. “Quero aqui anunciar que o Brasil abre suas portas para acolher os padres e freiras católicos que têm sofrido cruel perseguição do regime ditatorial da Nicarágua”, disse o presidente brasileiro.

“Bolsonaro, que está em NY, diz condenar perseguição a cristãos na Nicarágua. Abaixo, foto de Bolsonaro sorridente com o ditador e esquartejador saudita, Mohammad bin Salman, que proíbe igrejas e prática do cristianismo na Arábia Saudita”, postou Guga no Twitter.

Em 2018, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) chegou à conclusão de que o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Bin Salman, mandou assassinar o jornalista Jamal Khashoggi, crítico do governo local. Khashoggi foi morto por um grupo de agentes do país e depois esquartejado. Bolsonaro já encontrou o príncipe e disse que tem “certa afinidade” com ele.

Em Nova York, Bolsonaro tinha encontros agendados para hoje com os presidentes da Polônia, Andrzej Duda, e do Equador, Guillermo Lasso, segundo o Itamaraty. Não havia nenhuma agenda com qualquer líder importante.

Fonte: RBA

Close