fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:00 Cidadania, Destaque

Atos terroristas organizados por bolsonaristas em Brasília completam um mês

Há 30 dias, o Brasil e o mundo assistiram estarrecidos um dos maiores atos terroristas/antidemocráticos que já aconteceram no país. Cenas de selvageria, de quebra-quebra e de destruição feitas por uma parte da população que não aceitou o resultado nas urnas e, de forma patética e surreal, tentou reverter a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Para deixar a situação ainda mais bizarra, a ação contou com a conivência das autoridades que deveriam zelar pelo patrimônio público.

Apesar da destruição (incluindo aí obras de arte de valor inestimável), o golpe fracassou. Não só deu errado o ato como revelou ao mundo as reais cores do bolsonarismo: um “movimento” que beira ao fascismo, que não respeita a democracia e que acha que irá impor seus desejos à força.

Embora muita gente tenha sido punida pelos ataques terroristas, a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) entende que ainda é necessário que mais pessoas sejam responsabilizadas. Ainda falta, por exemplo, descobrir a origem do dinheiro usado para custear a vinda, a alimentação e estadia dos participantes daquele show de horrores. Falta punir as autoridades civis e militares que simplesmente cruzaram os braços e ainda tentaram responsabilizar Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT) pelo crime ocorrido. Somente após estas punições é que poderemos dizer que a justiça foi feita. Sem perdão.

O secretário de comunicação da Fetec, Junior Cesar Dias, reforça a necessidade de que não haja anistia para os envolvidos no ataque terrorista. ” É importante frisar que qualquer ato que tenha por objetivo uma intervenção militar na esfera civil, que represente tomar o poder, que destitua os tres poderes e que os torne sem legitimidade, esse ato é ilegal e considerado crime, atentado contra o Estado Democrático de Direito. Portanto o que aconteceu no dia 08 de janeiro foi um ato inconstitucional e deve ser tratado como tal. Ainda tem muito a ser apurado e muita gente que precisa responder pelo crime contra a democracia.”

A Fetec espera que a Justiça e a democracia prevaleçam e que este tipo de terrorismo fique restrito ao passado e que a imagem que fique disto seja a de Lula ao lado dos governadores e ministros indo a pé do Palácio do Planalto para a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), mostrando que a democracia triunfou ante ao fascismo.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Texto: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Fetec

Close