fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:44 Recentes, Saúde do Trabalhador

Campanha Setembro Amarelo | Se precisar, peça ajuda!

Com o lema “Se precisar, peça ajuda!”, começou mais uma campanha do Setembro Amarelo, com ações de prevenção ao suicídio, em especial baseadas na difusão de informação. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil realiza essa campanha de conscientizar a sociedade e fomentar com informações relacionadas à prevenção do suicídio no país.

Conforme a última pesquisa sobre o tema, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil casos por ano em todo o mundo, mas estima-se que esse número seja de até 1 milhão. No Brasil, são notificados cerca de 14 mil por ano, ou seja, 38 pessoas em média cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou cerca de 112.230 mil mortes por suicídio.

Trabalhadores

Embora a campanha não se concentre exclusivamente em trabalhadores, conforme aponta a Fundacentro, o ambiente de trabalho é um assunto importante para abordar a questão do tema e reduzir o estigma associado à saúde mental e promover soluções e apoio para aqueles que lutam contra pensamentos suicidas. Estresse, pressão excessiva, assédio, sobrecarga de trabalho e falta de apoio emocional podem contribuir para problemas de saúde mental. Especialistas da Fundacentro salientam a importância das empresas e empregadores adotarem medidas proativas para promover um ambiente de trabalho saudável e de apoio.

Bancários

A categoria bancária é uma das que apresentam alto índice de suicídio no Brasil. Entre 1993 e 1995, por exemplo, quando ocorreram várias privatizações e reestruturações no setor, foram registrados 72 suicídios entre bancários, ou seja, um a cada 15 dias. Outro levantamento, mostra que de 1996 a 2005 foram 181 casos, ou um a cada 20 dias. Pesquisa sobre sequelas da covid-19, desenvolvida pela Contraf-CUT, mostrou, por exemplo, que 67,1% dos bancários e bancárias sentem quase o tempo todo a cabeça cheia de preocupação e que 45% nunca ou quase nunca se sentem alegres.

Peça ajuda!

É importante que a pessoa que estiver enfrentando problemas relacionados à saúde mental procure ajuda profissional. Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone: 188chat ou e-mail.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Close