fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:07 Cidadania, Destaque, Recentes, Saúde do Trabalhador

Setembro Amarelo: Fetec e sindicatos levam informação para a categoria e população

Os constantes casos de assédio moral/sexual e as abusivas cobranças para cumprir metas estão fazendo a categoria bancária adoecer. É cada vez mais corriqueira a cena de bancários e bancárias sendo afastados por problemas como depressão, transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, entre outras doenças mentais.

Como uma forma de combater essa situação e ainda ensinar a categoria a como proceder diante destes abusos, a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) e seus sindicatos filiados (Curitiba, Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama) promoveram na manhã desta terça-feira (12) a campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo prevenir o suicídio.

A pressão na categoria bancária tem sido tanta que algumas pessoas, desesperadas com o seu sofrimento, acabam por dar fim à vida. Os representantes sindicais conversaram com a categoria e com a população sobre isso, levando material informativo e orientando-os em como proceder diante de um quadro tão delicado.

A secretária da saúde da Fetec/PR, Vanderleia de Paula, revela dados alarmantes sobre a saúde do bancário. “Nossa categoria representa 1% dos trabalhadores registrados em carteira, mas somos 25% dos trabalhadores afastados por problemas de saúde mental. Além disso, 40% dos bancários e bancárias fazem uso de medicação controlada. É um número preocupante e, o que é pior, não vemos os bancos melhorarem esta questão”, alerta.

Vanderleia diz também que as metas abusivas não são exclusividades de apenas um banco. “Essa questão de metas e adoecimento dos trabalhadores é verificado em todos os bancos. Uma pesquisa mostra que o excesso de cobranças traz problemas para o profissional, pois ele se sente desprestigiado, adoece e rende menos”, conta.

A secretária faz um apelo para quem estiver passando por uma situação semelhante. “Caso você ou algum colega seu esteja enfrentando esta questão de metas e assédio, procure o seu sindicato. Eles contam com funcionários especializados que irão fazer o devido encaminhamento para um psicólogo e psiquiatra. Não adoeça em virtude das metas abusivas. Sua vida vale mais do que isso”, encerra.

Veja fotos do evento

Texto e fotos: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Fetec

Close