fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:00 Cidadania, Destaque, Recentes, Saúde do Trabalhador

A vida acima do lucro: bancários de todo o país realizam Dia Nacional de Luta

Os sindicatos dos bancários de todo o país uniram forças nesta terça-feira (12) para participar do Dia Nacional de Luta “A Vida Acima do Lucro”. Esta ação faz parte da campanha permanente da Contraf-CUT, intitulada “Menos Metas, Mais Saúde”. O objetivo principal da iniciativa é chamar a atenção para a importância da saúde mental e física dos trabalhadores, especialmente aqueles que atuam em um setor desafiador e sob constante pressão, como o financeiro.

Clique aqui para ver as fotos das mobilizações por todo o Brasil.

O mês de setembro é conhecido como Setembro Amarelo, dedicado à prevenção ao suicídio. Neste contexto, os sindicatos de bancários escolheram essa data para destacar os desafios enfrentados pelos trabalhadores do setor, em relação à sua saúde mental e emocional.

Para Mauro Salles, secretário de Saúde da Contraf-CUT, “deste jeito não dá mais! Setembro Amarelo nas ruas evidenciou a força do movimento sindical organizado e mostrou que este debate tem que ser permanente, pois os dramas são cotidianos e precisam ser enfrentados. Nossa categoria está triste, com muitos colegas tomando remédio, adoecidos, sem, muitas vezes, saberem os motivos de seus sofrimentos. A sociedade não tem a devida noção do drama cotidiano enfrentado pela categoria, dos modelos de gestão, verdadeiros mecanismos de adoecimento, que driblam a legislação. São modelos perversos, que têm produzido sofrimento, adoecimento e tragédias atrás da busca por lucro”.

As atividades do Dia Nacional de Luta foram variadas e incluíram manifestações presenciais e online. No ambiente virtual, a hashtag #AVidaAcimaDoLucro rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados do dia, no Twitter, demonstrando a relevância do tema e a solidariedade de milhares de pessoas em todo o país.

A campanha “Menos Metas, Mais Saúde” defende uma abordagem mais equilibrada para a avaliação do desempenho dos trabalhadores bancários, priorizando sua saúde e bem-estar em vez de metas excessivamente rigorosas. Os sindicatos bancários acreditam que a pressão constante por metas agressivas contribui para o estresse e os problemas de saúde mental enfrentados pelos profissionais do setor.

A mobilização nacional também ressalta a importância do suporte psicológico, do diálogo aberto sobre saúde mental e do combate ao assédio moral nos locais de trabalho. Os sindicatos estão empenhados em promover mudanças positivas nas condições de trabalho dos bancários e na cultura corporativa das instituições financeiras.

“O Dia Nacional de Luta ‘A Vida Acima do Lucro’ é um lembrete poderoso de que a saúde e o bem-estar dos trabalhadores devem estar no centro de todas as discussões e práticas no ambiente de trabalho. É uma chamada à ação para garantir que todos possam desempenhar seus papéis com dignidade, respeito e equilíbrio, independentemente da profissão que escolheram”, afirmou Salles. “A Contraf-CUT e os sindicatos bancários continuam comprometidos em lutar por um ambiente de trabalho mais saudável e humano, onde a vida esteja sempre acima dos lucros”, finalizou.

Fonte: Contraf-CUT

Close