fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:52 Sem categoria

25 mil pessoas participaram do Primeiro de Maio Internacional promovido pela Central Única dos Trabalhadores

25 mil pessoas participaram do 1º de Maio Internacional da CUT

“As expectativas foram superadas, e muito”. A frase do presidente da CUT-Paraná, Roni Anderson Barbosa, resumiu as atividades do 1º de Maio Internacional em Foz do Iguaçu. A marcha que saiu da Ponte da Amizade em direção ao Gramadão da Vila A, da qual participaram três mil pessoas, já dava sinais de que o evento seria um sucesso absoluto. São Pedro também ajudou. O dia estava ensolarado e a temperatura ficou na casa dos 25 graus. Tudo conspirou a favor da grande celebração da luta dos trabalhadores latino americanos. Afinal de contas, mais de 25 mil pessoas atenderam à convocação da Central Única dos Trabalhadores e compareceram ao Gramadão.

O público presente era composto por brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios, o que ressaltou ainda mais o aspecto internacional do evento, cujo lema era “A Integração e a Emancipação Latino Americana Correm em Nossas Veias”. Logo que a marcha chegou ao Gramadão, por volta das 10h, começaram as apresentações dos músicos do grupo Vientosur e de Cláudio Souza Farias, vencedor da etapa estadual do festival de música popular Canta CUT, que interpretaram famosas canções e poesias latinas integralistas e emancipadoras.

Em seguida as lideranças das centrais sindicais CUT, CGT, CGTB e Força Sindical (Brasil), PIT-CNT do Uruguai, CTA e CGT da Argentina, CUT do Paraguai, e também da Organização Regional Interamericana de Trabalhadores (ORIT), iniciaram a manifestação do Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Todas as falas eram contundentes no sentido de pregar a integração e a resistência dos povos latinos como essenciais na luta contra o capitalismo selvagem e o imperialismo, apontados como pilares da opressão. Também houve falas do prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald, e de dirigentes locais, que abordaram temas mais específicos da região, como, por exemplo, o problema dos brasiguaios (brasileiros que moram no Paraguai e sofrem discriminação do Estado, acabando, por muitas vezes, sendo expulsos de suas terras. Estima-se que existam 350 mil pessoas nesta degradante situação).

Após os discursos e um breve intervalo para passagem de som, subiram ao palco os integrantes da banda de rock nacional Titãs, que encerraram o evento do Dia Internacional do Trabalhador(a) em grande estilo. No repertório, músicas de protesto como “Aluga-se, Vossa Excelência, Homem Primata, e Polícia”.

Um dia antes, a CUT-Paraná também promoveu o seminário “Mercosul: da resistência à emancipação”, mas isso já é assunto para outra notícia.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close