fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:01 Sem categoria

Ministério da Educação pretende levar computador a todas as escolas públicas do país

Thaylan Brandão tem 12 anos de idade e está na 6ª série. Deficiente auditiva, ela começou a falar as primeiras palavras há um ano. As aulas de português direto no computador ajudaram Thaylan a desenvolver a fala.

Assim como Thaylan, os 1.700 alunos da Escola Estadual Caramuru, zona leste da capital paulista, têm acesso a um laboratório de informática. A sala tem dez computadores, todos com acesso à internet.

À tarde o laboratório de informática da escola fica à disposição para pesquisas e aulas de reforço.

Eric Felipe de Almeida entrou na escola Caramuru este ano. Ele nunca tinha chegado perto de um computador na sua antiga escola. “Só tinha computador na sala da diretora”, conta. Agora ele tem aulas no laboratório duas vezes por semana.

Com onze anos e na 6ª série, Nicolas César comemora. “Eu sei mexer em computador, não é assim tão difícil”, diz.

Wesley de Souza também faz questão de aproveitar a oportunidade de aprender. “Antes de vir pra cá eu não sabia de nada, agora aprendi um pouco”, afirma.

Uma das professoras que coordena os projetos desenvolvidos no laboratório de informática da escola Caramuru, Sandra Rodrigues, acredita que o acesso ao computador faz toda a diferença. “Eles vêm motivados. É diferente da sala de aula, eles não faltam”, conta.

Os alunos que passam pelo laboratório também têm a oportunidade de mostra o que aprenderam. A estudante Aline Campello, de 16 anos, é uma das monitoras. “Acho muito interessante poder ensinar o pouco que eu sei para quem não tem conhecimento algum”.

Para que todas as escolas públicas do Brasil tenham condições de melhorar o ensino e se tornar um exemplo, como a Escola Estadual Caramuru, o governo federal lançou na última semana o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Uma das propostas do PDE é implantar laboratórios de informática em todas as escolas do Brasil. Para tornar realidade a inclusão digital no país, o Ministério da Educação vai gastar R$ 650 milhões até 2010.

Ainda em 2007 serão implantados cinco mil laboratórios nas escolas rurais e cerca de nove mil em escolas urbanas de 5ª a 8ª série. Para equipar os laboratórios de informática o MEC vai comprar mais de 100 mil microcomputadores. Cada escola receberá dez computadores.

NOTÍCIA COLHIDA NO BLOG DE PAULO HENRIQUE AMORIM, NO ENDEREÇO ELETRÔNICO: http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/429501-430000/429876/429876_1.html

Close