fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:27 Sem categoria

Sindicato de Curitiba e Região faz nova campanha de prevenção às LER e DORT

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região realiza em 2009 nova campanha de prevenção às LER/Dort.

Este ano, a campanha inclui, além de reportagem especial na revista Bancári@s que começa a ser distribuída nesta sexta-feira, dia 27, um alerta divulgado em emissoras de rádio e uma audiência pública na Assembleia Legislativa.

O Sindicato, a CUT/PR e o deputado Tadeu Veneri irão promover, no dia 03 de março, às 10 horas, uma audiência pública, no plenarinho da Assembléia Legislativa, para debater medidas de prevenção e que auxiliem na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores atingidos pelas Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

A audiência foi proposta pela Secretaria de Saúde do Sindicato. Todos os trabalhadores bancários estão convidados à participar deste debate.

Confira a seguir, a mensagem que estará sendo divulgada nas rádios de Curitiba e região:

Na semana de prevenção ao LER/DORT, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região alerta os bancários e a população para os riscos das lesões por esforços repetitivos relacionadas ao trabalho.

Lembre-se: a sua saúde é seu maior patrimônio. Sobrecarga de trabalho, mobiliário inadequado em seu local de trabalho, movimentos repetitivos e a ausência de pausas regulares são os principais fatores que levam os trabalhadores ao adoecimento.

Previna-se.

Faça alongamentos, realize atividades físicas e respeite os limites do seu corpo.

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região está ao seu lado. Mais informações em www.bancariosdecuritiba.org.br .

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

=======================================================

Centrais sindicais do Paraná se unem no combate às LER/DORT

No próximo sábado, 28 de fevereiro – Dia Internacional de Combate e Conscientização às Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), as centrais sindicais CUT, CTB, CGTB, Força Sindical, NCST e UGT fazem panfletagem e ato público na Boca Maldita, em Curitiba, a partir das 10h00. A intenção é denunciar à sociedade os maus causados pelas LER/DORT e pressionar os governantes a criarem políticas públicas de combate a essas doenças.

Na oportunidade, os militantes das centrais também convidarão a população para participar da Audiência Pública sobre prevenção às LER/DORT, que acontece no dia 03 de março (terça-feira), no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná (Alep), a partir das 10h00. A atividade é realizada pelas centrais, em parceria com a Comissão de Saúde da Alep e entidades dos movimentos sociais, e tem o objetivo de debater ações afirmativas contra essa enfermidade dos tempos modernos.

Sobre LER/DORT

As LER/DORT são doenças dos ossos, músculos e tendões que afetam principalmente o pescoço e os braços, levando a incapacidade temporária ou permanente. Suas principais causas são os movimentos repetitivos, postos de trabalho inadequados que levem o funcionário a permanecer em posturas forçadas, atividades de trabalho que exigem força, ferramentas inadequadas, ritmo de trabalho intenso, horas-extras excessivas, e a pressão das chefias por cada vez mais produção.

Cada vez mais os trabalhadores de vários setores são atingidos pelas LER/DORT. Apesar de serem conhecidas há mais de 100 anos, essas doenças são cada vez mais frequentes em função do advento dos equipamentos de informática e suas utilizações inadequadas, como postura errada, estresse e, sobretudo, o trabalho excessivo.

Além disso, o trabalhador, quando adoecido por essas causas, enfrenta o descaso das empresas e do próprio Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) durante as perícias médicas.

Logo, trata-se de um desafio para as organizações sindicais a busca da melhoria de vida do trabalhador, o que passa, necessariamente, pela melhoria do ambiente e condições de trabalho.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close