fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:50 Sem categoria

Trabalhadores na construção civil de Curitiba e Região aprovam proposta e encerram greve

Cerca de dois mil trabalhadores da construção civil de Curitiba e Região Metropolitana participaram da assembleia promovida pelo sindicato da categoria [Sintracon] na tarde desta quarta-feira [29], na Praça XIX de Dezembro, e decidiram encerrar a paralisação.

O movimento grevista durou sete dias. Durante este período foram realizadas mais de dez reuniões de negociação entre patrões e empregados. A proposta do sindicato patronal [Sinduscon] apresentada hoje foi aprovada por ampla maioria dos trabalhadores, que retomam as atividades a partir desta quinta.

O acordo prevê reajuste salarial de 8,5%, o que representa ganho real aproximado de 3%, e aumento de 33% no vale compras [de R$105,00 para R$140,00]. Também ficou estipulado que os dias parados não serão descontados, mas as empresas poderão exigir a compensação de no máximo 50% das horas paralisadas.

De acordo com Domingos Davide Oliveira, presidente do Sintracon, a proposta foi razoável. “Sabemos que os patrões têm condições de conceder melhores índices, dados os baixos salários da categoria, mas se não fosse a luta dos trabalhadores em greve o acordo seria rebaixado”, afirmou.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close