fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:55 Sem categoria

Categoria bancária mantém greve nacional forte e unificada

De Norte a Sul do Brasil, os bancários estão parados em todos os estados, além do Distrito Federal. Força da paralisação levou Fenaban e Caixa a agendarem negociações

A greve por tempo indeterminado da categoria bancária, deflagrada no último dia 24 de setembro na maioria das bases sindicais, permanece forte e unificada em todo o país, contando com a participação de trabalhadores dos bancos públicos e privados. As adesões ao movimento aumentam a cada dia. De Norte a Sul do Brasil, os bancários estão parados em todos os estados, além do Distrito Federal.

A força dessa paralisação levou a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a manter contato com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT). Nova rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários foi agendada para quinta-feira desta semana, dia 1º de outubro, às 10 horas, em São Paulo (SP). A retomada do processo de negociação coincidiu com o sexto dia da greve nacional dos bancários, que ontem atingiu 5.786 agências em todo o país, conforme informações repassadas pelos sindicatos de bancários.

Uma coisa, no entanto, é certa: enquanto os banqueiros não melhorarem sua proposta para o acordo coletivo deste ano, os bancários estão dispostos a continuar com os braços cruzados. A cada dia, o número de adesões ao movimento aumenta, com o registro de mais locais de trabalho parados.

Caixa Econômica Federal

A força da greve nacional da categoria bancária também foi determinante para a Caixa Econômica Federal procurar o Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e agendar uma nova rodada de negociações, para tratar dos temas específicos da campanha salarial deste ano. A reunião acontece nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, às 15 horas, em São Paulo.

Os empregados da Caixa, além das reivindicações econômicas da campanha salarial deste ano, lutam ainda por condições decentes de trabalho, por mudanças no Plano de Cargos Comissionados (PCC), por ampliação do quadro de pessoal, por isonomia de direitos entre novos e antigos trabalhadores, por respeito à jornada de seis horas, por tíquete e cesta-alimentação para todos os aposentados e pensionistas, por garantia de sustentabilidade ao plano REG/Replan não-saldado da Funcef e pelo fim das discriminações a seus participantes, pela superação dos problemas do Saúde Caixa e por democratização da gestão.

Greve continua

Nas manifestações e nas assembléias desta terça-feira (dia 29 de setembro), os bancários das instituições financeiras públicas e privadas deram um exemplo de disposição de luta, capacidade de organização e unidade da categoria. A continuidade da paralisação foi aprovada pelas assembleias de avaliação realizadas na maioria das bases sindicais. Nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, os bancários estarão reunidos para novas assembleias.

Com base em dados fornecidos até as 19h45 desta terça-feira pelos 134 sindicatos ligados à Contraf/CUT, a greve continua forte nas seguintes bases sindicais:

ABC Paulista (SP), Acre, Alagoas, Alegrete (RS), Amapá, Amazonas, Angra dos Reis (RJ), Araçatuba (SP), Arapoti (PR), Apucarana (PR), Araranguá (SC), Araraquara (SP), Assis (SP), Barretos (SP), Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campos dos Goytacazes (RJ), Campina Grande (PB), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Campo Mourão (PR), Carazinho (RS), Cariri (CE), Catanduva (SP), Chapecó (SC), Cornélio Procópio (PR), Concórdia (SC), Criciúma (SC), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Dourados (MS), Espírito Santo, Erechim (RS), Extremo Sul (BA), Feira de Santana (BA), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiás, Guarulhos (SP),Guaratinguetá (SP), Horizontina (RS), Ipatinga (MG), Irecê (BA), Itabuna (BA), Itajaí (SC), Itaperuna (RJ), Ijuí (SC), Jacobina (BA), Jaú (SP), Jequié (BA), Joaçaba (SC), João Pessoa (PB), Jundiaí (SC), Limeira (SC), Litoral Norte (RS), Londrina (PR), Maranhão, Mogi das Cruzes (SP), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Pará, Paravanaí (PR), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS), Pernambuco, Petrópolis (RJ), Piauí, Porto Alegre (RS), Presidente Prudente (SP), Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro (RJ), Rondônia, Rondonópolis (MT), Roraima, Salvador (BA), Santo Ângelo (RS), Santa Cruz do Sul (RS), São José dos Campos (SP), São Leopoldo (RS), Santa Maria (RS), Santiago (RS), São Paulo (SP), Sergipe, Sul Fluminense (RJ), Taubaté (SP), Teófilo Otoni (MG), Teresópolis (RJ), Tocantins, Uberaba (MG), Umuarama (PR), Vale do Paranhana (RS) e Vitória da Conquista (BA).

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.fenae.org.br.

Close