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Diferença entre pacotes padronizados de tarifas bancárias pode chegar a 70 porcento

Tarifas bancárias – 27 de JUNHO de 2012

Pesquisa de valores de tarifas bancárias realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania revela que a diferença de valor entre os pacotes padronizados de tarifas pode chegar a 70%. O menor valor praticado foi de R$ 10,00 pela Caixa Econômica Federal (CEF) e o maior, de R$ 17,00 pelo Banco Safra.
A pesquisa, feita com o objetivo de verificar a evolução das tarifas bancárias, analisou e comparou as tabelas de serviços prioritários e de pacote padronizado,  vigentes em 16/05/2011 com as praticadas em 16/05/2012 de sete instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú, Safra e Santander. As tabelas foram coletadas nos próprios sites dos bancos.
Na comparação entre os pacotes padronizados praticados em 16/5/2012 e 16/5/2011, verificou-se que somente a Caixa Econômica Federal reduziu o valor do pacote, de R$ 15,00 para R$ 10,00, enquanto os demais bancos mantiveram o valor.
Além de pesquisar o valor do pacote padronizado, o Procon-SP fez um comparativo entre os serviços prioritários vigentes. No levantamento constatou-se o seguinte:
Banco do Brasil: aumentou seis tarifas, sendo a maior variação de 14,81%  no “DEPÓSITOidentificado”;
Bradesco: aumentou nove tarifas,  sendo a maior variação de 43,75% no “EXTRATOmês(P)”;
CEF: aumentou uma tarifa – “ADIANT.DEPOSITANTE” – em 59,26%;
HSBC: manteve o valor de todas as tarifas;
Itaú: aumentou oito tarifas,  sendo a maior variação de 40,44 na “EXCLUSÃO CCF”;
Safra: reduziu cinco e aumento 16 tarifas;
Santander: manteve o valor de todas as tarifas.
Serviços gratuitos
A Resolução 3.919 (artigo 2º) do Banco Central do Brasil (BCB) garante serviços gratuitos aos consumidores que fazem poucas movimentações bancárias ou as realizam exclusivamente por meios eletrônicos (telefone, internet ou caixas eletrônicos – respeitando os limites de operações determinados pelo BCB). Veja quais são:
Serviços Bancários Essenciais (Pessoas Naturais) – Conta Corrente
– Cartão de débito;
-Fornecimento de 2ª via do cartão de débito, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista;
– Até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso ou em terminal de autoatendimento;
-Duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela Internet;
-Dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento;
-Consultas pela Internet;
-Extrato consolidado, até 28/02 de cada ano, discriminando, mês a mês, cobradas no ano anterior: tarifas e juros, encargos moratórios e demais despesas incidentes sobre operações de créditos e de arrendamento mercantil;

-Compensação de cheques;
-10 folhas de cheque por mês;
– Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.
Serviços Bancários Essenciais (Pessoas Naturais) – Conta de Depósitos de Poupança
Cartão de movimentação;
– Fornecimento de 2ª via do cartão de movimentação, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista;
– Até dois saques, por mês, em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento;
– Duas transferências, por mês, para conta de depósitos de mesma titularidade;
– Dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias;
– Consultas pela Internet;
– Extrato consolidado, até 28/02 de cada ano, discriminando, mês a mês, cobradas no ano anterior: tarifas e juros, encargos moratórios e demais despesas incidentes sobre operações de créditos e de arrendamento mercantil;
– Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
Orientações: 151 (Só para a capital).
Pessoalmente: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local. Telefone: 0800-772-3633.
Sé – Praça do Carmo, S/N, Centro.
Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 176/258 – São Paulo – SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
Itaquera – Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.
Fax: (11) 3824-0717.
Cartas: Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br.
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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.

27/6/2012
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=3097
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