fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:14 Agenda Sindical, Destaque

Bancários iniciam Campanha Nacional em todo o Paraná

Os bancários e bancárias que integram a base da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) iniciaram nesta terça-feira (05) mais uma jornada para a Campanha Nacional da categoria. O evento contou com a presença de representantes do Sindipetro, do deputado Tadeu Veneri (PT) e do presidente da CUT/PR, Marcio Kieller. Os atos foram realizados em Curitiba, Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama.

Além da campanha salarial, a categoria também fez um protesto contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, acusado de ter realizado diversos assédios sexuais contra funcionárias do banco no período em que esteve à frente da instituição.

O presidente da Fetec, Deonísio Schmidt, fala como são as pautas deste ano e explica sobre como combater o assédio moral e sexual contra as mulheres nos bancos. “Nós temos dois conjuntos de pautas. Uma que conversa com a população, em que lutamos para que esse governo nefasto seja derrotado nas urnas e que um novo governo, voltado para atender os anseios de todos, retorne ao poder, e outro sobre as nossas reivindicações específicas. Neste ato de lançamento da campanha, prestamos também a nossa solidariedade com as companheiras da Caixa que diariamente sofrem com assédios moral e sexual. Tem duas formas de combater isso: primeiro é acabar com as metas abusivas e segundo é vergonha na cara de quem o faz”, salienta.

A representante da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, Cristiane Zacarias, acredita que a campanha não será fácil, mas espera que haja um bom diálogo com os patrões. “Historicamente temos dificuldades em avançar nas pautas com os bancos. Neste ano, com campanha eleitoral, que também é uma prioridade nossa, torna o nosso processo salarial mais difícil, porque são vários interesses envolvidos. A ideia e esperança é de que os banqueiros respeitem os trabalhadores e estejam conscientes de que é preciso derrotar o atual governo. As minutas já foram entregues e atendem o interesse da categoria. Esperamos que os banqueiros respeitem os trabalhadores e façam o processo o mais rápido possível, uma vez que precisamos tirar este governo fascista. É importante ainda que os bancários e bancárias se envolvam na campanha e tenham consciência de que conquistar direitos e perder posteriormente por conta de parlamentares eleitos pelos trabalhadores não adianta. Por isso é importante votar em quem vai nos representar”, resume.

Bancos públicos

Uma das pautas principais da Campanha Nacional é a defesa dos bancos públicos. Cientes de que eles são primordiais para o desenvolvimento do Brasil, a categoria tem preocupação com a vontade do atual governo em privatiza-los. A representante do COE do Banco do Brasil, Ana Smolka, reforça a importância destas instituições e garante que a luta é constante. “A defesa dos bancos públicos é prioridade nossa. Estamos sofrendo ataques brutais, como a venda de ativos do BB sem licitação. Fraudes na Caixa e no BB. O que ocorreu com a Caixa recentemente, envolvendo esse presidente escolhido pelo necropolítico do Bolsonaro é um absurdo. Ele ocupava várias cadeiras de conselhos de administração de outras empresas. Esperamos justiça.  Bancos públicos são instrumentos de desenvolvimento e esperamos que o povo e a nossa categoria acordem para isso”, opina.

Categoria oprimida

O secretário de formação da Fetec, Pablo Sergio Dias, avalia que a participação da categoria será de muita importância para esta campanha. Porém, ele alerta que é preciso fazer um “resgate” dela. “A categoria bancária está muito oprimida. Muitas vezes, ela tem interesse em participar das atividades, mas, por não ter tempo de fazer isso por conta das sucessivas metas abusivas as quais são submetidas, acaba deixando de lado. Os sindicatos devem então imbuir o espírito de defesa da pessoa, fazer com que ela desperte. Bancário não é alienado, mas precisa de uma luz para coloca-lo no caminho certo. Acredito que isso será fundamental para que os bancários e bancárias estejam ao nosso lado”, garante.

Regionais Curitiba, Pactu e Vida Bancária

O presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, Antonio Fermino, acredita que a campanha deste ano promete ser intensa. “Estamos buscando nos organizar a partir de hoje (5). Há por parte dos bancários e bancárias muito anseios para que esta campanha vá garantir nossos direitos. Por isso a necessidade de ‘aquecer os nossos motores’ desde já. Vamos para luta”, afirma.

A representante da regional Pactu, Nivalda Roy, fala sobre o que espera da campanha deste ano. “Como sempre, a campanha salarial nunca é fácil. Contudo, estamos atentos e mobilizados para que nossos direitos não sejam subtraídos. Vamos lutar com todas as nossas forças para que tenhamos um bom acordo e também para garantir que o atual governo seja expulso pelas urnas”.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina e representante da regional Vida Bancária, Felipe Pacheco, também garante que a categoria estará mobilizada. “Estamos conversando com o pessoal, explicando para eles a importância de participar das atividades sindicais. Sem a categoria, não há chance de sucesso. É preciso que saibam que a manutenção dos nossos direitos, bem como um bom acordo salarial, depende da participação desta mobilização. Juntos, somos fortes”, encerra.

Veja como foi o ato

Texto: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Fetec

Close